Influência da forma da planta no custo da edificação
Você já se perguntou qual é a Influência da forma da planta no custo da edificação? Nesse artigo veremos os conceitos que regem esse estudo.
Felipe & Lucas // 12 de outubro de 2020 // 09:50
Você sabe quais as diferenças entre um técnico em edificações e um engenheiro civil?
Pode parecer uma pergunta fácil de ser respondida, entretanto, muitas pessoas se confundem ao responder, outras não sabem diferenciar e tem pessoas que não sabem nada sobre a formação de técnico em edificações.
Hoje vamos elencar as principais diferenças entre esses dois profissionais.
A primeira diferença que podemos citar é em relação ao nível de formação.
Enquanto o engenheiro(a) civil é um curso de nível superior, o técnico(a) em edificações é um curso de nível médio, isso se reflete nos anos de ensino e na profundidade de algumas matérias.
O curso de engenharia civil tem duração de 5 anos e contempla todos os aspectos necessários para compreender a dinâmica das estruturas, dos fluidos, comportamentos dos materiais, normas da construção civil entre outros aspectos.
Já o curso técnico em edificações tem duração média de um ano e meio, podendo ser ou não integrado ao ensino médio.
Nesse curso é dada apenas uma visão geral sobre dinâmica das estruturas, dos fluidos, comportamentos dos materiais, leis da construção civil e etc.
Como o curso não conta com toda a parte do ciclo básico das engenharias, não é possível demonstrar muitos dos conceitos vistos durante o curso de engenharia civil.
Durante o curso de técnico em edificações, o estudante aprende os seguintes pontos:
· Ler e desenvolver projetos;
· Desenvolver orçamentos;
· Leis da construção civil, principalmente voltadas para a segurança no trabalho;
· Desenvolver projetos de instalações elétrica;
· Desenvolver projetos de instalações hidráulicas;
· Desenvolver projetos de estruturas.
Todos esses pontos são vistos com muito menos profundidade se comparado ao o curso de engenharia civil.
A área de atuação dos técnicos em edificações se resume a uma pequena parcela da atuação do engenheiro civil. O mais comum é atuarem sob supervisão de um engenheiro responsável, de forma a fiscalizar obras, verificar a qualidade dos materiais, fiscalizar e dar instruções para os operários.
Geralmente são vistos como um elo entre os engenheiros e a mão de obra.
O técnico em edificações formado e licenciado pode ainda fazer e se responsabilizar por projetos estruturais, hidrossanitários e elétricos de edificações com até no máximo 80m² de área construída.
Desde que as estruturas usadas sejam de concreto armado e não façam parte de um conjunto habitacional.
Ainda é possível fazer vendas técnicas e emitir laudos, no entanto, é valido lembrar que para o sistema judiciário, os laudos dos técnicos não possuem valor, sempre é preciso o laudo de um profissional de curso superior.
Os técnicos em edificações estão muito distantes da formação e da área de atuação dos engenheiros civis.
Embora possam assinar alguns projetos, eles têm restrição quanto a área construída e o tipo de material, já os engenheiros podem construir sem restrições desde que respeitem as normas técnicas da região de atuação.
Mais um ponto importante a ser lembrado é que o engenheiro civil tem sua área de atuação muito mais ampla, não se limitando apenas a projetos relacionados a edificações, mas também a pontes, rodovias, barragens, regularização e estudo de solos, etc.
Atualmente, os técnicos em edificações vêm ganhando bastante espaço devido a uma crescente tendência de ter sempre pessoas com conhecimento técnico supervisionando as obras durante todo o seu processo de construção, se tornando um grande aliado dos operários e dos engenheiros, sem tomar o espaço de nenhuma dessas partes.
E se você gostou do artigo e deseja se aprofundar mais em temas de engenharia, recomendo que dê uma olhada no nosso treinamento ABC do engenheiro. Tem muito conteúdo bacana para você que está iniciando a sua carreira na construção civil.
Grande abraço!
Você já se perguntou qual é a Influência da forma da planta no custo da edificação? Nesse artigo veremos os conceitos que regem esse estudo.
Você sabe o que é woodframe? Esse sistema construtivo é muito utilizados em outros paises, como os EUA, mas poque não é usado no Brasil?
A locação de obra é uma etapa de extrema importância na execução. Se você está inseguro ou tem alguma dúvida sobre isso, clica aqui, vamos te ajudar!
Engenheiro civil
Bim Coordinator
Diretor financeiro na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum