Quais são os principais tipos de betoneiras?
Você sabia que existem vários tipos de betoneiras? Nesse artigo vamos te mostrar quais são as principais diferenças entre elas, se liga!
Pedro & Lucas // 14 de agosto de 2020 // 14:22
Para a construção de edificações, rodovias, pontes, barragens e praticamente qualquer tipo de construção da engenharia civil, é sempre importante se atentar as características do solo em que a construção vai ser erguida.
Hoje vamos falar de um processo que busca melhorar as características do maciço da obra, a compactação de solo.
A compactação de solo é um processo que proporciona a diminuição dos vazios presentes nos solos, buscando atender três principais objetivos. Esses são:
· O aumento da resistência de ruptura do solo.
· Redução de possíveis variações volumétricas.
· Dificultar a entrada e acumulo de água no maciço.
Esses três fatores ajudam a manter a construção, seja ela qual for, de forma estável e principalmente sem desabamentos devido a grandes variações no volume do solo.
Existem dois principais tipos de compactação de solo, a estática e a vibratória.
De forma geral é aquela onde os instrumentos utilizam apenas o peso próprio para realizar a compactação.
A profundidade máxima de influência desse tipo de compactação é cerca de 10cm.
Genericamente são os métodos de compactação no qual os instrumentos utilizados além do próprio peso, utilizam sistemas vibratórios proporcionando impactos ao solo.
Esse método tem um alto grau de interferência nas partículas do solo.
É um exemplo de compactação vibratória e é popularmente conhecido como sapos mecânicos, são muitas vezes movidos a gasolina. Possuem um sistema de pistão que aplica impactos no solo.
São exemplos de compactação estática e podem ser de vários tipos, mas de forma geral se dividem em rolos tripulados e não tripulados ou manuais.
São exemplos de compactação vibratória, tem uma alta taxa de vibração por minuto e aplicam pequenos impactos no solo.
A compactação do solo é um passo essencial nas obras de engenharia civil e para cada tipo de solo e cada tipo de obra, um tipo de compactação é a ideal.
Tratar o solo e estar atento às características do maciço pode fazer a diferença em uma edificação, a reparação de um recalque proveniente de uma redução volumétrica do solo (quando possível) tem custo muito mais elevado que o estudo e compactação do solo.
E se você é engenheiro ou construtor e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Grande abraço!
Você sabia que existem vários tipos de betoneiras? Nesse artigo vamos te mostrar quais são as principais diferenças entre elas, se liga!
Quais são os tipos de impermeabilização? Existem vários! Nesse artigo vamos te falar qual é o mais adequado para cada situação.
Antes de começar qualquer obra é necessário realizar um bom planejamento. Um dos principais pontos é dimensionar a mão de obra!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum