Pilar abafado: Será que podemos usar?
Essa é um pergunta comum no mercado da construção: Será que podemos executar o pilar abafado na alvenaria? Dá uma olhada no artigo pra saber!
Felipe & Carlos // 17 de agosto de 2020 // 19:50
Vamos ver neste artigo quais são os tipos de madeirite aplicados na construção civil.
Os madeirites são placas de madeira utilizadas para a construção de fôrmas dos elementos estruturais como vigas e pilares. E também são utilizados nas estruturas provisórias, como o tapume e o barracão.
Também conhecido como compensados, são placas compostas por várias lâminas de madeira, com a direção das fibras intercaladas entre as camadas para que se obtenha maior resistência.
São comercializados em tamanho padrão de 110x220cm em várias espessuras: 6, 10, 12, 14, 18 e 20 mm.
Então, sem mais enrolação, vamos ver os tipos de madeirite e suas características.
O tipo mais comum por ser relativamente mais barato, o que dá a sensação de economia.
As chapas são prensadas com cola branca e é aplicado um produto de cor rosa para conferir maior firmeza. O resultado é uma placa muito barata e pouco resistente à umidade.
Muito semelhante ao tipo anterior, o madeirite fenólico possui apenas uma diferença, o uso da cola fenólica no lugar da cola branca.
O resultado dessa alteração é uma maior resistência à umidade.
A cola usada nesse madeirite para unir as chapas é a cola preta, nas faces externas é aplicada um polímero para plastificar a superfície.
O resultado desse compensado é um elemento impermeável, ideal para compor as fôrmas de lajes, vigas e etc.
O compensado naval é prensado com cola fenólica em altas temperaturas e recebe tratamento contra fungos e cupins. A partir no nome, você já pode deduzir que são muito resistentes à água.
Esse compensado, bastante resistente, é muito utilizado na fabricação de móveis, substituindo o MDF, por ter alta durabilidade.
O Oriented Strand Board é formado por tiras de madeira reflorestada, prensadas com resina MUPF. O diferencial deste tipo é um visual diferenciado dos outros, interessante para produzir móveis.
Para os usos da construção, a escolha do tipo mais adequado está relacionada a possibilidade de reuso das placas. Por exemplo, o compensado naval terá uma maior taxa de reuso em comparação com o resinado.
Assim sendo, é necessário avaliar se o maior investimento em materiais de qualidade será compensado pelo seu maior reaproveitamento.
E se você é engenheiro ou construtor e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Até a próxima!
Essa é um pergunta comum no mercado da construção: Será que podemos executar o pilar abafado na alvenaria? Dá uma olhada no artigo pra saber!
Quero construir minha casa e não sei por onde começar. Se você está se perguntando isso, esse artigo foi feito para você!
Você sabe o que muda com o Decreto 9.451/2018? Construtores, incorporadores e projetistas devem estar bem informados sobre ele!
Engenheiro civil
Bim Coordinator
Diretor financeiro na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum