Madeira na construção: Vantagens e desvantagens
O uso da madeira na construção civil já data de milénios. Esse sistema construtivo, porém, possui vantagens e desvantagens, dá uma olhada e saiba mais!
Pedro & Carlos // 02 de outubro de 2020 // 11:54
Sabemos que as construções que realizamos são apoiadas, geralmente, em uma massa de solo.
Cada tipo de solo apresentará uma capacidade de carga própria, o que varia as dimensões necessárias para que a fundação tenha o desempenho correto.
Mas, independentemente disso, ocorrerá o RECALQUE. Mas o que seria isso?
Recalque nada mais é do que a penetração da estrutura no solo. Como a construção cria uma carga adicional sobre o solo, este não sendo maciço será naturalmente compactado ao longo do tempo.
É possível classificar os tipos de recalque a partir de dois pontos de vista:
Do ponto de vista do solo, existem quatro tipos de recalque. Esses tipos estão relacionados a etapa em que o processo se encontra, são eles:
O recalque imediato é a primeira variação no nível do solo em decorrência dos serviços iniciais de fundação.
Nesta etapa, o solo apresenta um comportamento elástico.
O recalque primário é a etapa do recalque ocasionada pelo peso da estrutura construída.
À medida que se adiciona peso ao solo, o mesmo irá cedendo gradualmente. Esse processo, de acordo com o tipo de solo, pode durar dias ou anos.
É necessário estar atento a esse fenômeno, pois pode ser necessário realizar ajustes de esperas de tubulação, por exemplo.
O recalque secundário é a redução volumétrica do solo a partir de um novo mecanismo, o deslocamento das partículas.
Exceto em solos orgânicos, esse tipo de recalque não é tão significativo.
Esse tipo de recalque ocorre quando as partículas do solo, geralmente fino, por não haver inicialmente a presença de água, perdem sua ligação ao serem umidificados.
Isso gera uma variação brusca e colapso da estrutura . Para combater essa possibilidade comum em algumas regiões, devem ser utilizadas as fundações profundas.
Do ponto de vista da estrutura, que foca nos efeitos, temos 3 situações.
O recalque uniforme é a situação desejada por todos, em baixa intensidade, ele ocorre em solos suficientemente homogêneos, fazendo com que a estrutura afunde toda de forma igual.
À medida que esse tipo de recalque apresenta grande intensidade, começam a aparecer rupturas em tubulações hidrossanitárias, rampas e etc.
Este tipo de recalque ocorre com solos que são modificados ao logo de uma direção linear.
Isso faz com que o solo apresente uma capacidade de carga decrescente ao longo de uma extensão.
Exemplos desse recalque são a Torre de Pisa e os prédios do litoral de Santos. Os problemas causados são relacionados à sensação de tombamento da estrutura e nivelamento do piso.
Esse tipo de recalque é o pior entre os três. Ele ocorre devido a variações pontuais do solo.
Tendo locais do terreno com menor capacidade de suporte, começam aparece problemas como trincas angulares em 45° nas alvenarias.
Ao projetar uma estrutura e sua fundação, é fundamental investigar o solo utilizado para minimizar ao máximo os efeitos de recalque. Evitando assim problemas imediatos e patologias futuras.
E se você está pensando em construir sua casa e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Grande abraço!
O uso da madeira na construção civil já data de milénios. Esse sistema construtivo, porém, possui vantagens e desvantagens, dá uma olhada e saiba mais!
Existem vários tipos de ensaio de solo que se adequam a cada situação. Nesse artigo vamos ver quais são os mais importantes!
E aí, qual versão do Eberick você usa? Ainda usa a V8? Esse artigo irá tratar sobre a adequação do Eberick V8 à NBR 6118/2014
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum