Quais são os principais tipos de compactação de solo?
Qualquer obra de engenharia deve ser posicionada acima de um solo bem compactado. Conheça quais são os principais tipos de compactação de solo!
Pedro & Lucas // 25 de abril de 2023 // 07:55
A construção civil é um dos pilares da economia brasileira, entretanto é também uma das áreas em que a informalidade é mais forte.
É relativamente comum conhecer pessoas com bastante conhecimento prático que se intitulam como “faz tudo” ou então que prestam serviços específicos de eletricistas, encanadores e mestres de obras.
Isso não é nenhum problema quando esses profissionais estão seguindo projetos devidamente elaborados por profissionais qualificados. O real problema aparece quando os profissionais citados executam seus serviços sem nenhum projeto prévio ou aval dos engenheiros e responsáveis técnicos.
O objetivo de hoje não é julgar aqueles que contratam esses profissionais ou coisa do tipo, mas sim falar das vantagens de ter todos os projetos de engenharia elaborados por profissionais qualificados e os riscos de não os ter.
Hoje no blog da NEO IPSUM, vamos elencar as principais vantagens de contratar projetos de engenharia para sua casa, vamos lá?
No caso da execução da estrutura de uma edificação sem projeto prévio temos duas principais possibilidades.
A primeira é de que a estrutura executada não possua as características necessárias para suportar as cargas, colocando em risco todos seus habitantes e o patrimônio como um todo.
A segunda possibilidade é de que a execução seja superdimensionada, quando isso acontece, embora a estrutura esteja possivelmente segura, temos uma obra que será muito mais cara do que poderia ser.
Geralmente quando uma obra não possui o projeto estrutural, as duas possibilidades se combinam, e a obra acaba sendo mais cara do que o necessário e menos segura do que deveria, apresentando alto grau de deformações e trincas.
O projeto estrutural é um dos mais importantes em uma edificação, ele é o responsável por promover a segurança da estrutura da casa, de forma a suportar todos os esforços e cargas, sem maiores deformações, trincas ou outros problemas.
Quando o projeto estrutural é feito de acordo com todas as normas brasileiras e conhecimentos teóricos sobre o assunto, a estrutura dimensionada deverá suportar as cargas de forma ótima e com a maior economia possível.
Esses são os mais negligenciados, e sua importância muitas vezes são menosprezadas. Com um projeto hidrossanitário feito de forma correta e coerente temos algumas garantias e vantagens imediatas, tais como:
· Pressão de água adequada nas torneiras e chuveiros;
· Ambientes sem odores provenientes de tubulações de esgoto;
· Caixa d’água devidamente dimensionada;
· Tubulações sem entupimentos;
· Facilidade de manutenção;
· Traçado de tubulações mais simples, proporcionando maior economia;
· Maior proteção contra a proliferação de fungos e insetos;
· Menor risco de infiltrações;
· Maior controle sobre os materiais durante a obra.
Em relação ao projeto elétrico, as principais vantagens a serem elencadas são:
· Maior segurança e proteção contra choques elétricos e incêndios;
· Maior facilidade de manutenções preventivas e corretivas;
· Ambientes e circuitos devidamente dimensionados, minimizando as chances de curtos ou do desarme dos disjuntores por uso de diferentes aparelhos elétricos (O que acontece algumas vezes quando usamos equipamentos de alto consumo, como chuveiros elétricos);
· Soluções mais simples e econômicas;
· Maior controle dos materiais durante a obra.
Esse é um dos temas mais esquecidos quando falamos sobre contratar projetos de engenharia, entretanto é provavelmente um dos que proporcionam um maior diferencial e economia durante as obras.
A compatibilização de projetos é um termo usado na engenharia para verificar se um projeto está interferindo no outro, o exemplo mais comum da falta de compatibilização é quando tubulações de água fria ou esgoto vão de encontro a vigas da parte estrutural.
A falta de compatibilização gera problemas desse tipo, o que se reflete em maiores problemas durante a execução da obra, desencadeando atrasos do cronograma e consequentemente tornando a obra mais cara.
Há alguns anos a compatibilização de projetos era uma tarefa difícil de ser realizada, mas com o advento do BIM, essa se tornou uma tarefa simples desde que os projetos sejam realizados de forma correta.
A falta de planejamento nunca é a melhor alternativa, principalmente quando tratamos de obras de engenharia, já que geralmente envolvem muito dinheiro e qualquer tomada errada de decisão pode gerar consequências irreparáveis.
A NEO IPSUM se destaca no mercado de projetos devido ao alto padrão de seus projetos e suas compatibilizações, assim, resolvendo as dores de cabeça que ocorreriam em obra ainda na etapa de projeto, otimizando o tempo e consequentemente minimizando os custos.
Caso você esteja pensando em construir seu imóvel e quer economizar o máximo possível, garantido a segurança e funcionalidade, entre em contato com nossa equipe que iremos te orientar melhor sobre os passos a serem seguidos. Basta clicar aqui para conversarmos pelo Whatsapp.
No mais, espero que tenha gostado do artigo, vejo você nos próximos.
Até lá!
Qualquer obra de engenharia deve ser posicionada acima de um solo bem compactado. Conheça quais são os principais tipos de compactação de solo!
O Lean construction é uma metodologia que busca otimizar os processos de construção. Pra saber um pouco mais, clica logo aqui e lê o artigo!
Você sabia que existem vários tipos de betoneiras? Nesse artigo vamos te mostrar quais são as principais diferenças entre elas, se liga!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum