Áreas da edificação: Quais são e o que significam?
É importante entender quais sãos os tipos de áreas da edificação para que seu projeto seja aprovado na prefeitura e nesse artigo você verá mais sobre isso!
Hugo // 03 de abril de 2020 // 13:16
Você sabe quais são as vantagens e desvantagens do sistema drywall? Nesse artigo abordaremos as suas definições e os motivos para utilizá-lo!
Drywall, que traduzindo ao pé da letra significa “Parede seca”, é um sistema de vedação vertical composto por placas de gesso acartonado.
Esse tipo de sistema construtivo é muito utilizado mundo a fora, nos Estados Unidos, por exemplo, essa metodologia já é utilizada a mais de um século! No Brasil começou a ser utilizada apenas nos anos 90.
A GYPSUM DRYWALL, empresa especializada no ramo, define o drywall como:
“Um Sistema Drywall é um conjunto de elementos como chapas, perfis, lãs, guias e montantes utilizados para a construção, levando em conta índices como pé-direito variável, peso, resistência à umidade, resistência ao fogo e o desempenho acústico” (GYPSUM DRYWALL, 2018).
O Drywall é uma placa laminada feita industrialmente que molda o gesso entre duas placas de cartão, geralmente com um perfil metálico no centro.
No início da utilização do drywall nas edificações brasileiras, uma certa resistência cultural foi encontrada, isso devido ao aspecto de “fragilidade” que o sistema apresenta.
Porém, com o passar o tempo, o mercado absorveu o conceito e as vantagens inerentes ao seu uso.
Por ser feito de gesso, algumas pessoas ainda têm receio em utilizá-lo devido à fragilidade que o gesso apresenta em relação ao contato com água, porém, a maioria das placas utilizadas no drywall atualmente possuem camadas protetoras contra água, eliminando esse tipo de preocupação.
As normas que regem sua execução são as seguintes:
1. ABNT NBR 15.758:2009 – Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall – Projeto e procedimentos executivos para montagem;
2. ABNT NBR 14.715: 2010 – Chapas de gesso para drywall;
3. ABNT NBR 15.217:2018 – Perfilados de aço para sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall – Requisitos e métodos de ensaio.
As principais vantagens do drywall em relação ao sistema tradicional de construção (com paredes de alvenaria) são:
· Limpeza – As peças são industrializadas e basta apenas a instalação, evitando o processo de chapisco, emboço e quebra de tijolos;
· Leveza – Ele é bem mais leve que a alvenaria convencional, proporcionando uma redução das cargas da edificação. O m² de alvenaria convencional pesa em média 150kg já o m² médio do drywall pesa cerca de 25kg;
· Espaço – O drywall é bem mais fino que a alvenaria convencional, algumas pesquisas indicam que ao utilizá-lo é possível ter um ganho de 5% de espaço, pode parecer pouco, mas é uma diferença razoável em locais onde o m² é caro;
· Tempo – O tempo de instalação é bem mais rápido, pois basta apenas a montagem. Já na alvenaria convencional é necessário esperar o tempo de secagem do cimento em várias etapas da execução da parede;
· Reutilizável – As peças podem ser reutilizadas, principalmente o gesso.
As principais desvantagens do drywall em relação ao sistema tradicional de construção (com paredes de alvenaria) são:
· Fragilidade – As paredes de alvenaria convencional são bem mais resistentes que o drywall, embora ele atenda as normas brasileiras;
· Fixação – A fixação de quadros, prateleiras, ou tornos para redes geralmente precisam ser planejados, e ainda assim algumas vezes se tornam processos difíceis;
· Materiais específicos – Para sua a fixação são necessárias peças especificas, como buchas e parafusos;
· Mão de obra – Na realidade do Brasil, esse ponto se torna um problema devido à dificuldade de encontrar mão de obra qualificada para a instalação desta tecnologia.
E se você está iniciando a sua carreira na construção civil e ainda não sente segurança, da uma olhada nesse treinamento que elaboramos para você!
Grande abraço.
É importante entender quais sãos os tipos de áreas da edificação para que seu projeto seja aprovado na prefeitura e nesse artigo você verá mais sobre isso!
Para manter o controle das características do concreto é necessário realizar alguns procedimentos e um deles é o slump teste. Leia o artigo para saber mais!
Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum
Estudante de Engenharia Civil
Estagiário na Neo Ipsum