O que muda com a atualização da NBR 6120?
Você sabe o que muda com a atualização da NBR 6120? Esse artigo visa mostrar as mudanças nessa norma que recebeu uma nova versão em 2019. Clica aí!
Hugo & Lucas// 10 de agosto de 2021 // 10:15
O concreto é um dos materiais mais consumidos no mundo e um dos motivos para isso é que ele é um material que se adequa a maioria das situações relacionadas a indústria da construção civil.
Muitas vezes o concreto é usado com a adição de diferentes materiais, como polipropileno, aço, argila expandida e etc.
Hoje vamos falar um pouco sobre o concreto, porém não o concreto comum, o concreto com adição de vermiculita, vamos lá?
Antes de falarmos especificamente sobre a vermiculita no concreto e suas propriedades, primeiro é preciso explicar o que é vermiculita.
Vermiculita é um mineral, que é formado a partir da hidratação de alguns minerais basálticos. Ela é muito usada tanto na agricultura quanto na construção civil devido a algumas propriedades do material.
A vermiculita, quando aplicado calor, sofre uma expansão devido a mudança de estado da água presente nela, é usada principalmente na forma expandida.
A vermiculita pode ser usada no concreto com objetivo de se obter algumas características e benefícios específicos, os principais são:
· Deixar o concreto com menor densidade, consequentemente com menor peso para um elemento de mesmo volume, se comparado com o concreto tradicional;
· Aumentar a isolação térmica do concreto;
· Aumentar a absorção de ruídos;
· Diminuir a propagação de chamas.
Embora a vermiculita proporcione uma melhora em todos os pontos citados acima, os que mais se destacam são as características de tornar o concreto mais leve e com maior isolamento térmico.
O concreto com adição de vermiculita não é muito indicado para situações em que será preciso suportar grandes cargas de compressão, isso porque a resistência a compressão do concreto com adição desse material é mais baixa que a do concreto convencional.
O uso desse tipo de concreto é feito principalmente em lajes, contrapisos e no sistema de paredes de concreto, tudo isso para situações onde os esforços de compressão são relativamente pequenos.
Por deixar o concreto com uma menor densidade, a vermiculita acaba influenciando no custo-benefício total da edificação, uma vez que o peso que terá de ser suportado pelas estruturas é menor, possibilitando uma diminuição do volume total de concreto.
A adição de vermiculita no concreto é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil devido a suas características, no entanto, é preciso saber exatamente quais são as situações em que vale a pena usar esse tipo de material e em quais elementos usar.
Ah! E se você gostou desse artigo e quer consumir mais conteúdo nesse sentido, se inscreva no nosso canal no Youtube, lá tem vários vídeos bem interessantes para tirar suas principais dúvidas de engenharia!
Grande abraço.
Você sabe o que muda com a atualização da NBR 6120? Esse artigo visa mostrar as mudanças nessa norma que recebeu uma nova versão em 2019. Clica aí!
Uma pratica comum no mercado é o uso de Lajes treliçadas em balanço em situações de marquises e varandas. Mas será que devemos adotar essa solução?
Você sabe quais são os principais tipos de fundações? Existem vários tipos e cada um se adequa a uma situação diferente. Abordaremos isso nesse artigo!
Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum