08 principais erros em projetos de esgoto sanitário
É comum encontrarmos erros em projetos de esgoto sanitário que levam a muitas falhas no funcionamento do sistema. Veja os principais deles nesse artigo!
Felipe & Lucas // 06 de dezembro de 2021 // 19:54
Os projetos complementares em uma edificação são extremamente importantes, projetos hidráulicos, sanitários, elétricos muitas vezes são feitos flertando com improvisos e gambiarras.
Hoje vamos falar um pouco sobre os principais erros em instalações hidráulicas.
A instalação hidráulica corresponde aos equipamentos e tubulações que tem como principal objetivo fazer o abastecimento e distribuição de água potável na edificação.
As instalações hidráulicas podem ser de água fria ou de água quente. Vamos dar um foco para as de água fria pois são as instalações mais comuns no Brasil.
De acordo com a NBR 5626, podemos definir as instalações prediais de água fria como:
“Sistema composto por tubos, reservatórios, peças de utilização, equipamentos e outros componentes, destinado a conduzir água fria da fonte de abastecimento aos pontos de utilização.”
De forma geral, temos dois tipos de problemas/erros que podem acontecer nesse sistema, que são erros de projeto e erros de execução.
· Medidas imprecisas: Muitas vezes as medidas que são disponibilizadas em projetos são incompatíveis com às distâncias da edificação, é um problema mais comum em reformas.
· Tubulações expostas: Deixar tubulações expostas sem o devido cuidado pode ocasionar alguns problemas para elas, como ressecamento e diminuição de sua resistência, podendo causar fissuras e até colapso da tubulação.
· Pressão incompatível: A pressão para cada peça de utilização é específica, tendo valores limites máximos e mínimos. No geral, em edificações de pequeno e médio porte dificilmente são atingidos os limites máximos de pressão, mas é comum ver pontos de utilização com pressão abaixo da exigida por norma.
· Reservatório com baixa capacidade de armazenamento: O espaço para o reservatório de água é definido no projeto arquitetônico, caso os projetos não sejam compatibilizados o espaço destinado para o reservatório pode não conter um número aceitável de m³ ou até mesmo não permitir a implantação de caixas d’água com volume suficiente.
· Vedação do reservatório: É importante garantir a vedação do reservatório para que ele não venha a ser contaminado por agentes externos. É um problema que preocupa mais os reservatórios feitos na obra, os pré-fabricados não costumam sofrer com esse problema.
· Zonas de estagnação da água: Ao dimensionar os reservatórios é importante impedir zonas de estagnação da água, de forma que o fluxo de água faça com que toda a água do reservatório se renove com o tempo. Esse é um problema mais comum em reservatórios feitos em obra.
Mas será que só existem erros em instalações hidráulicas no âmbito da fase de projeto? A resposta é não, é possível que os erros ocorram durante a execução da obra, vejamos os mais recorrentes.
· Instalar aparelhos antes das tubulações: Pode causar grandes problemas, isso porque é comum nesse tipo de situação que as medidas finais das tubulações não fiquem alinhadas com os aparelhos ou com o projeto.
· Peças de baixa qualidade: É importante investir em materiais de boa qualidade, aquelas tubulações ou aparelhos que apresentam baixa qualidade, embora muitas vezes mais baratos, acabam se tornando mais onerosos por ter uma vida útil menor e serem mais suscetíveis a vazamentos e fissuras. Isso pode ocasionar a necessidade de uma reforma, em que o investimento é sempre alto.
· Utilizar peças/tubulações de forma inadequada: Em busca de baratear os custos de algumas partes do sistema predial de água fria, muitas vezes são utilizados tubos inadequados, com diâmetros errados ou conexões improvisadas, aumentando as chances de vazamentos e infiltrações.
· Testes dos sistemas: É uma pratica comum no Brasil que os testes ocorram após a conclusão das alvenarias. É interessante que os testes sejam feitos antes da conclusão das alvenarias para evitar retrabalho e para que seja possível identificar todo o trecho das tubulações para que realmente nenhum erro passe despercebido.
Vimos que erros em instalações hidráulicas são muito comuns e te apresentamos quais são os principais deles.
Porém, além dos erros de projeto e de execução, temos a situação extrema em que as instalações prediais são feitas sem um projeto feito por profissional habilitado e competente e de forma improvisada, provocando erros de traçado, diâmetros e pressão nas tubulações.
Pode parecer um cenário improvável de acontecer, mas infelizmente é um habito comum no Brasil, principalmente em projetos de menor porte.
Um projeto de instalações prediais de água fria bem feito proporciona condições básicas de higiene, saúde e conforto, caso ele seja feito de forma errada a água pode ser contaminada de diversas formas além do grande risco de vazamentos e infiltrações que podem comprometer os sistemas elétricos e em casos graves o estrutural.
Caso você esteja pensando em começar a sua obra, considere entrar em contato conosco para pedir um orçamento de projetos de engenharia. Link do Whatsapp aqui!
Grande abraço e até o próximo artigo.
É comum encontrarmos erros em projetos de esgoto sanitário que levam a muitas falhas no funcionamento do sistema. Veja os principais deles nesse artigo!
Você sabe quais são os tipos de materiais para tubulações? Existe no mercado uma gama de materiais que podem ser utilizados em nossas instalações!
Você já sentiu um mal cheiro vindo do seu banheiro mesmo não o tendo usado há algum tempo? Talvez o problema seja no projeto de ventilação sanitária.
Engenheiro civil
Bim Coordinator
Diretor financeiro na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum