Sistemas de distribuição
hidráulica predial

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Felipe // 24 de abril de 2020 // 15:12

 

Quando se fala em sistemas de distribuição hidráulica predial, um ponto importante a ser decidido é a forma como o sistema vai ser abastecido. 

 

Essa decisão vai se refletir no funcionamento e até mesmo na economia financeira e energética gerada pelo projeto.

 

Porém, existem diversos tipos de sistemas de distribuição hidráulica predial, nesse artigo falaremos sobre eles. Vamos lá!

Sistema de distribuição direto

Sistemas de distribuição hidráulica predial

 

Nesse tipo de distribuição hidráulica predial o abastecimento se dá diretamente da rede pública, não há a presença de reservatórios superiores. 

 

Esse tipo de sistema possui um baixo custo de instalação, além disso, não há necessidade de um espaço reservado no projeto arquitetônico para localizar uma caixa d’água.

 

Apesar da economia gerada pelo sistema de distribuição direto, é necessário que haja garantia de regularidade no atendimento de pressão e vazão por parte da rede pública de abastecimento, o que, na realidade brasileira, é um pré-requisito difícil a ser atendido.

 

Além de ficar dependente do abastecimento irregular da rede pública, as tubulações ainda podem sofrer de fadiga pela variação de pressão gerada pela irregularidade no serviço.

Sistema de distribuição indireto

Sistemas de distribuição hidráulica predial 

No sistema de distribuição indireto, o abastecimento é feito por intermédio de um reservatório. 

 

A presença do reservatório elimina a necessidade de regularidade da rede pública. 

 

Dentro do sistema de distribuição indireto existem ainda três possibilidades.

1. Sistema indireto sem bombeamento

Quando há pressão suficiente na rede é adotado a alimentação por um reservatório superior. Dessa forma os pontos de consumo são atendidos por gravidade. 

 

A grande vantagem desse sistema é que a água do reservatório superior mesmo que haja interrupção do fornecimento da rede pública, sendo ideal para edifícios de até três pavimentos.

2. Sistema indireto com bombeamento

Esse sistema é adotado quando o edifício a ser abastecido possui mais de 3 pavimentos (9 metros) ou quando o volume necessário de reserva torna inviável utilizar apenas o reservatório superior, devido à sobrecarga da estrutura.

 

Nesse caso é adotado um reservatório inferior de onde a água é bombeada para um reservatório superior que por sua vez abastece os pontos de uso da residência por gravidade. 

 

Uma vantagem adicional desse tipo de sistema é o alívio da sobrecarga na estrutura uma vez que parte do volume reservado fica no nível do solo.

3. Sistema indireto hidropneumático

Esse sistema consiste na adoção de um equipamento de pressurização de água a partir de um reservatório inferior, abastecido pela rede pública. 

 

Esse sistema é adotado quando não convém construir um reservatório superior e não se deseja ficar à mercê da irregularidade do abastecimento da rede pública.

 

Esse sistema possui um custo elevado e necessita uma manutenção constante. Além da inoperabilidade do sistema em caso de interrupção do fornecimento de energia.

Sistema de distribuição misto

Sistemas de distribuição hidráulica predial

 

É um dos sistemas de distribuição hidráulica predial mais utilizados. 

 

Em geral a maioria dos pontos de uso é atendido por gravidade, enquanto o abastecimento direto fica para pontos específicos da residência. 

 

O sistema de distribuição permite um volume menor reservado no reservatório superior.

 

 

 

Você está precisando de um projeto hidrossanitário para o seu imóve? Então clica no banner aí em baixo e preencha o formulário que logo logo entraremos em contato!


Grande abraço.

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

E aprenda bastante com as nossas aulas!

Felipe Pereira

Felipe Pereira

Engenheiro civil
Bim Coordinator
Diretor financeiro na Neo Ipsum

Deixe um comentário

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Close Menu