Concreto romano: O segredo da sua durabilidade milenar
O concreto romano apresenta mecanismos que o fazem muito resistente e durável, com estruturas funcionais até os dias de hoje. Clica aí para saber mais!
Wanderson & Lucas // 29 de julho de 2020 // 12:06
Há algum tempo a China vem sendo referência na construção civil, um dos motivos é a velocidade de construção de suas edificações.
Alguns exemplos que ilustram essa velocidade são: o hospital construído em 7 dias no ano de 2003, para minimizar os danos da SARS e em 2015, um prédio com 57 andares que foi entregue em 19 dias.
E mais recentemente alguns hospitais foram construídos em Wuhan, para o tratamento de infectados com o Covid-19.
Vamos falar um pouco sobre o hospital chinês construído em 10 dias.
Vamos falar um pouco sobre o primeiro hospital que foi construído em Wuhan para o enfrentamento da pandemia, batizado de Huoshenshan.
O hospital ficou pronto para a utilização em apenas 10 dias, um prazo impensável para os padrões brasileiros de construção.
Mas como é possível construir um hospital com 1000 leitos e 25 mil m² em tão pouco tempo?
Bom, a resposta para essa pergunta não é tão difícil quanto parece.
Na verdade, um conjunto de fatores proporcionam essa agilidade construtiva. Inicialmente é interessante ressaltar que o planejamento é essencial.
Esse tipo de obra na China é pensado com bastante antecedência e é vista como um plano de emergência contra acidentes.
Ou seja, os hospitais já estavam com seus projetos todos prontos ou semiprontos, para o caso de alguma guerra ou epidemia, como a que aconteceu.
Quando a gravidade do surto de covid-19 na China ficou clara, as autoridades decidiram iniciar as obras do hospital, evidenciando um planejamento que deu frutos e se mostrou eficaz.
E aqui entra o segundo fator para que uma obra como essa tenha sido feita de forma tão rápida, o sistema político.
A china adota um sistema ditatorial comunista (embora existam controvérsias) e isso é um fator que facilita esse tipo de obra, pois o governo pode decretar o início imediato onde achar melhor.
Sem perder muito tempo com burocracias, mesmo que a área seja de alguma empresa privada ou de alguma pessoa qualquer que seja, o governo se apropria das terras.
Esse comportamento é mais dificultoso em sistemas políticos capitalistas liberais.
Definida a área onde seria feita a obra, o sistema construtivo usado é o que torna tudo isso possível.
A tecnologia usada foram os sistemas modulares, eles são totalmente pré-fabricados, constituídos por placas de aço galvanizado com uma camada de EPS para proporcionar conforto térmico.
São conhecidos popularmente como contêineres.
As peças são produzidas nas indústrias e levadas para a obra. Depois de feita a fundação, basta encaixar as peças, proporcionando uma rapidez absurda na construção.
A estimativa é que 4 pessoas instalem 4 módulos em 1 dia de trabalho.
O ponto negativo desse tipo desse sistema construtivo são os gastos excessivos que se têm com sistemas de combate e prevenção a incêndios, além de não permitirem grandes possibilidades de layout dos espaços.
Sabendo qual a tecnologia construtiva e uma velocidade média de construção (4 pessoas = 4 módulos/dia), um enorme número de mão de obra foi solicitado.
Eram 3 grupos de trabalhadores, cada grupo trabalhava em um turno e o canteiro de obras funcionava durante 3 turnos por dia, sem parar.
Todos os trabalhadores receberam cerca de 3 vezes mais que habitual durante essa construção, um bom incentivo para que tudo ficasse dentro dos prazos.
A construção do hospital teve início no dia 23/01/2020 e foi finalizada no dia 02/02/2020, totalizando 10 dias.
Atualmente o Huoshenshan parou de funcionar pois o surto de covid-19 já foi contido em Wuhan e na China de forma geral.
Exemplos como o hospital chinês construído em 10 dias são, de certa forma, comuns na China, o país é o mais populoso do mundo e precisa de alternativas para um crescimento rápido e seguro.
A possiblidade de utilizar tecnologias de pré-moldados em larga escala é um dos fatores que possibilitam maior rapidez na execução das obras, pois os pavimentos podem ser feitos de forma consecutiva e sem esperar as reações físico-químicas dos materiais utilizados.
Ah, e se você gostou desse artigo e quer consumir mais conteúdo nesse sentido, se inscreva no nosso canal no Youtube, lá tem vários vídeos bem interessantes para tirar suas principais dúvidas de engenharia!
Até o próximo artigo!
O concreto romano apresenta mecanismos que o fazem muito resistente e durável, com estruturas funcionais até os dias de hoje. Clica aí para saber mais!
As grandes maravilhas do mundo antigo tiveram grande influência nas obras atuais. Nesse artigo vamos tratar sobre seus aspectos construtivos, se liga!
A construção civil possui uma grande trajetória com grandes feitos mas também com grandes falhas e acidentes. Veja os 05 grandes acidentes da construção!
Engenheiro civil
Bim Specialist
Coordenador de treinamentos na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum