05 grandes falhas e acidente
na construção civil

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Hugo & Lucas// 18 de novembro de 2020 // 07:42


A história da construção civil é imensa, nela podemos citar alguns acidentes relevantes e que mostram a importância de revisar projetos e escutar vários especialistas no tema.

Hoje vamos fazer uma revisão das principais falhas e acidentes da construção civil, abordando os seus aspectos e motivos. 

01) Passarela do Hyatt Regency Hotel

Iniciando a lista temos o acidente que o correu no HYATT Regency Hotel.

Este hotel era localizado em Missouri nos EUA, era um ponto que recebia membros da elite da sociedade. Nele havia um átrio onde era possível visualizar 3 passarelas suspensa por cabos de aço.

Durante a realização de um evento de dança, muitas pessoas estavam nas passarelas, elas desabaram e ocasionaram um total de 114 mortos.

Essas mortes poderiam ter sido evitadas se alguns erros não tivessem sido cometidos.

Durante o processo construtivo, a sustentação seria feita por um suporte em aço que passaria através da passarela do 4° andar, entretanto, a Havens Steel Company que fornecia as vigas do projeto, propôs uma mudança.

Esta mudança fez com que a capacidade de suporte das passarelas caísse pela metade, se os cálculos adequados fossem efetuados essa diferença de suporte seria notada e adequada para os valores necessários.

acidentes na construção - Hotel Hyatt

02) A Torre de Pisa

Seguindo com a lista de falhas e acidentes na construção, temos a Torre de pisa.

Localizada na praça dos milagres na Itália, sua construção teve início em 1173 e é até hoje mundialmente conhecida como uma atração turística devido a sua inclinação acentuada.

Essa inclinação ocorreu durante o processo construtivo devido a uma má qualidade do estudo de solo, prática que não era tão comum na época, já que as edificações eram em grande maioria de pequeno porte.

O que não era o caso da Torre de Pisa, com seus 57 metros de altura.

O solo possuía um baixo baixa resistência e a compactação foi mal executada, assim quando o 3° andar foi construído uma parte do solo onde a torre estava apoiada afundou proporcionando a famosa inclinação da torre.

Durante a obra, o responsável propôs a ideia de aumentar alguns andares em uma tentativa de contra balancear a torre, a ideia foi colocada em prática, mas não obteve o efeito desejado.

Há alguns anos a obra foi reforçada com a adição de concreto em sua base no abaixo do solo. 

Falhas torre de pisa

03) Tacoma Narrows Bridge

A construção da ponte teve início em 1938, durante sua construção os construtores perceberam que a ponte oscilava ou balançava por causa dos ventos, mas não foi dada muita importância a isso.

Alguns estudos e ensaios chegaram a ser feitos com objetivo de diminuir essas oscilações da ponte, no entanto, não chegaram a nenhuma conclusão.

No ano de 1940 a ponte foi inaugurada e aberta para a circulação de veículos, pelo fato da ponte continuar a “balançar”, logo ela ficou conhecida e virou quase que um ponto turístico. 

Cerca de 4 meses depois a ponte entrou em colapso e desmoronou, não houve feridos. No dia do desmoronamento os ventos atingiam 64 km/h.

Após a queda dessa ponte muitos estudos foram feitos sobre esse tipo de fenômeno hoje conhecido como ressonância, na época o conhecimento era ralo.

Acidentes na construção - Tacoma Narrows Bridge

04) Barragem de Bangiao

O quarto acidente da nossa lista é a barragem de Banqiao.

Localizada na província de Henan, na China, a barragem era uma em conjunto de 62 barragens.

Foi construída no início dos anos 1950 e os seus principais objetivos  eram a geração de energia e o controle de inundações,

Durante o projeto e construção, alguns especialistas em hidrografia destacaram a possibilidade da elevação do lençol freático da região, alertando ainda que o número de comportas para escoamento da água era insuficiente, o projeto tinha 5, mas os hidrógrafos aconselhavam 12 comportas devido ao grande volume de água.

Em agosto de 1975 a região foi atingida pelo tufão Nina, que levou o equivalente a um ano de chuva em um dia, a barragem não suportou o volume de água e rompeu, provocando uma onda de aproximadamente 7 metros de altura com uma velocidade aproximada de 50 km/h. Muitas pessoas morreram.

Barragem de Bangiao

05) Stata Center

Encerrando a lista temos o Stata center.

Edifício localizado no MIT em Massachusetts, é alvo de diversas críticas, algumas pessoas adoram e outras nem tanto, nesse caso o problema é principalmente de cunho arquitetônico.

Projetado pelo renomado arquiteto Frank Gehrv, o Stata apresenta alguns conceitos ousados, suas paredes internas são de vidro, algumas paredes apresentam inclinações e o telhado e janelas apresentam formato fora do comum.

O grande problema é que essas decisões arquitetônicas, segundo o MIT, provocaram problemas como, vertigem nas pessoas em salas com paredes tortas, goteiras, rachaduras e em tempo de neve as passagens ficam inacessíveis, pois ela é direcionada para a entrada do imóvel.

O MIT acusa falhas e negligência do projeto, alegando que o arquiteto tinha ciência dos problemas que o design da obra iria proporcionar, ainda comentam que como uma “escultura” ela cumpre seu papel, mas não como uma edificação funcional.

Acidentes na construção - Stata Center

 

Considerações finais

As obras de construção civil devem ser minuciosamente inspecionadas procurando de forma ativa possíveis erros no projeto e na execução.

Aquelas obras que vão servir muitas pessoas, como obras públicas ou para centros acadêmicos ou de comercio a atenção deve ser redobrada.

Alguns dos principais erros citados foram por negligência dos profissionais, esse é o comportamento que trabalhadores da área da construção civil devem evitar ao máximo.

Em obras gigantescas como barragens e pontes é sempre importante ouvir a opinião de especialistas em outras áreas para que o trabalho seja realizado em conjunto visando uma maior segurança e utilidade.

Ah! E se você gostou desse artigo e quer consumir mais conteúdo nesse sentido, se inscreva no nosso canal no Youtube, lá tem vários vídeos bem interessantes para tirar suas principais dúvidas de engenharia!

Grande abraço.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit

E-book gratuito!

Quer aprender mais sobre BIM? Baixe agora mesmo nosso conteúdo de forma gratuita!

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

E aprenda bastante com as nossas aulas!

Hugo Chaves

Hugo Chaves

Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum

Lucas

Lucas

Estudante de engenharia civil

Estagiário na Neo Ipsum

Deixe um comentário

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Close Menu