Quais são as principais
dimensões do BIM?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Hugo & Lucas// 16 de outubro de 2020 // 07:43

A metodologia BIM é um assunto bastante abordado pelos canais de construção civil e tecnologia, uma das premissas do BIM é que o projeto seja uma simulação realística de todos os passos da construção.

Para atender a todos os projetos e análises de uma edificação, o BIM precisa ter várias camadas. Hoje vamos falar um pouco sobre as principais camadas ou principais DIMENSÕES do BIM. Vamos lá? 

dimensões do BIM.png

Principais dimensões do BIM

2D - Gráfico

Essa é a dimensão básica, presente em softwares CAD. A dimensão 2D é aquela que representa os planos do projeto, como plantas baixas, cortes, fachadas e etc.

Aqueles que usam softwares baseados em CAD já estão familiarizados com essa dimensão, ela é ótima para fazer representações, mas deixa algumas lacunas. 

3D - Modelo

Essa dimensão é responsável por tornar o projeto um modelo virtual de fato, isso porque é nela que atribuímos características e parâmetros para os objetos virtuais.

É interessante citar que a visualização dos objetos em 3D é feita de forma dinâmica, ou seja, ao modificar o elemento em qualquer vista (mesmo que seja 2D), podemos perceber o modelo 3D mudando simultaneamente. Isso mostra como o modelo é interligado.

Uma mudança que é feita em um corte, por exemplo, é refletida em todas as partes do projeto.

É importante mencionar também que é nessa dimensão que realizamos o dimensionamento geométrico dos elementos assim como a compatibilização dos projetos.

modelo BIM

4D - Planejamento

O planejamento da obra é um fator importante para cumprir os prazos, e muitas vezes, a falta de um planejamento bem detalhado aumenta o tempo de obra.

A quarta dimensão do BIM está diretamente ligada com o tempo, o que se deseja com essa dimensão é conseguir criar uma sequência cronológica de como serão as etapas da obra, um verdadeiro passo a passo mostrando os elementos que devem ser executados antes.

Nessa etapa é importante ficar atento a interferências logísticas que podem ocorrer devido a processos que não podem acontecer ao mesmo tempo.

5D - Custos

Como o próprio nome já diz, a quinta dimensão do BIM é relativa aos custos da obra.

É interessante falar que os custos são extremamente precisos, o 5D leva em consideração os parâmetros inseridos nos elementos, daí que são extraídos os custos.

Assim como no 3D, uma mudança feita em qualquer elemento ocasiona uma mudança no custo total.

Uma usabilidade interessante dessa dimensão é a capacidade de fazer avaliações do impacto de mudanças no projeto de forma rápida, proporcionando também uma maior precisão e previsibilidade ao orçamento.

dimensões do BIM - custos

6D - Sustentabilidade

A cada dia que se passa, o tema da sustentabilidade vem se tornando mais evidente, deixando de ser um diferencial para ser uma exigência de alguns clientes.

Com o 6D-BIM é possível fazer diversas análises voltadas para a área de sustentabilidade, a análise mais feita é a energética. 

Com o 6D-BIM podemos fazer estimativas mais precisas sobre o consumo de energia, desempenho térmico, desempenho acústico e análise de luminosidade dos modelos.

É importante que as novas tecnologias sejam compatíveis com as tendências mundiais, e em relação a sustentabilidade, podemos dizer que o BIM cumpre sua parte.

6D - sustentabilidade

7D - Gestão da manutenção

O 7D-BIM está relacionado com os cuidados que se deve ter com as edificações durante seu ciclo de vida.

Através dessa dimensão podemos extrair dados como especificações dos materiais, manuais de operação, datas de garantia e etc.

Com esses dados, tornam-se mais fáceis alguns processos feitos na edificação, principalmente a manutenção dos sistemas elétricos e hidráulicos e HVAC.

A gestão da edificação é um ponto que muitas vezes não é levado em consideração na hora do projeto e muitos daqueles que recebem a edificação também não se preocupam muito com a devida realização das manutenções, e graças a essa falta de cuidado, muitas vezes surgem manifestações patológicas nos imóveis.

O 7-D BIM é uma alternativa mais fácil para driblar esses problemas. 

Considerações finais

No mundo globalizado e com um grande fluxo de informações, aqueles profissionais que não se propõem a conhecer as novas tendências de sua área de atuação e modernizar sua forma de trabalho, dificilmente terão sucesso.

No mercado da construção civil é preciso estar sempre ligado nas tendências e novas tecnologias, caso contrário, ficará para trás. O BIM veio para ficar e entender suas características é importante para os que buscam uma consolidação na construção civil.

E você? Quer se tornar um protagonista no mercado BIM? Então dá uma olhada no curso Implemente BIM na sua empresatorne-se um gestor de projetos e eleve a sua carreira!

Grande abraço!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit

E-book gratuito!

Quer aprender mais sobre BIM? Baixe agora mesmo nosso conteúdo de forma gratuita!

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

E aprenda bastante com as nossas aulas!

Hugo Chaves

Hugo Chaves

Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum

Lucas

Lucas

Estudante de engenharia civil

Estagiário na Neo Ipsum

Deixe um comentário

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Close Menu