10 principais softwares da construção civil e suas aplicações
No mercado da construção, é necessário o uso de diversas ferramentas para gestão e análise. Veja nesse artigo os principais softwares da construção civil!
Hugo// 11 de outubro de 2021 // 08:55
Qual deve ser o segredo para se tornar um engenheiro civil de sucesso?
Nesse artigo eu vou falar sobre alguns dos passos que eu considero essenciais e que você deve levar em consideração na sua carreira. Vamos lá?!
O primeiro passo que eu gostaria de destacar é que o engenheiro civil precisa ser empreendedor, e para ser empreendedor você não precisa ser necessariamente um empresário.
Isso porque você possui um recurso muito valioso que é a chave para desenvolver qualquer tipo de empreendimento, e esse recurso é o tempo.
Você pode ser empreendedor com o seu tempo, é possível vender o seu tempo de diversas formas.
Empreender é buscar soluções para a sua vida e também para a vida dos outros, e claro que, quando você for empreender para melhorar a vida dos outros você deve cobrar e faturar com isso.
Empreendedorismo é uma coisa que qualquer um pode fazer, é só ter vontade e procurar seguir os próximos passos desse artigo.
O segundo passo é definir o objetivo em si. Você deve inicialmente marcar um objetivo final, esse objetivo pode ser, por exemplo, conseguir uma renda de 20 mil reais por mês.
Por mais acanhado ou ousado seja o seu objetivo, você precisa estabelecer metas para atingi-lo.
As metas, nada mais são do que os degraus que vão te levar ao objetivo final, como por exemplo, pegando o gancho do exemplo anterior, para conseguir uma renda de 20 mil reais por mês construindo casas eu preciso investir X reais em divulgação ou me reunir com N clientes, fechar Y contratos.
As metas vão te ajudar a tornar o caminho mais palpável, mas lembre-se: utilize métricas relevantes que ajudem a medir de fato o seu progresso.
O terceiro passo para se tornar um engenheiro civil de sucesso é reconhecer seus pontos fortes e pontos fracos.
Para te ajudar nesse passo eu recomendo o seguinte exercício: anote em um papel o que você considera como ponto forte seu ou da sua empresa assim como os pontos fracos que você julga que são passíveis de melhoria.
Com base nessa lista, procure entender quais são as características que você reconhece que vão te ajudar a chegar no seu objetivo e quais são aquelas que não são tão essenciais assim. Procure focar sua energia nas características certas.
E lembre-se sempre de focar no resultado. Não adianta ficarmos no quase, o mundo é movido por resultados. Se você perceber que seus esforços não estão te levando para o seu objetivo, ou seja, que não está tendo resultado, reveja falhas no seu processo.
O quarto é trabalhar a sua disciplina. Se você tem um objetivo bem definido e que não seja impossível de realizar, entre de cabeça, não desista e não deixe ninguém lhe abalar na sua crença, principalmente você próprio.
A mente humana possui vários mecanismos que por vezes acabam por sabotar ela própria.
A melhor ferramenta para quebrar esses mecanismos é a disciplina. Se você criar rotinas na sua vida e conseguir mantê-las, você estará desenvolvendo esse atributo e vai ver que isso lhe trará resultados mais rapidamente e de forma consistente.
O quinto passo é lembrar de respeitar o seu cliente. Lembre-se que o engenheiro de sucesso é um empreendedor, então mesmo que você trabalhe com carteira assinada, você deve considerar o seu patrão como sendo o seu cliente, tendo em mente que você o está vendendo seu tempo.
Dito isso, adiciono que todo cliente deve ser respeitado, você precisa atender as necessidades dele, cumprir com as condições do acordo estabelecido entre vocês, em especial o prazo, e entregar o máximo de qualidade possível.
O cliente tem o poder de acabar a sua carreira e impedir que você alcance o seu objetivo, e isso só depende de você e de quão disposto você está de respeitar o seu cliente.
Claro que eu não estou dizendo que você deve deixar o cliente montar em você. Tenha firmeza e fibra para fazer com que ambas as partes hajam com respeito mútuo. Se você seguir esse passo, verá que o seu nome irá progressivamente ganhar força no mercado.
O sexto passo é investir em marketing pessoal. Você pode ser o melhor engenheiro do mundo, mas se você não mostrar sua cara e suas habilidades, você não será lembrado.
Aproveite todas as oportunidades de participar de eventos, ministrar palestras e, principalmente, conhecer novas pessoas.
De uma forma ou de outra, todo mundo tem algum envolvimento com engenharia civil. Toda hora pessoas casam e precisam de casas, reformas e novos empreendimentos.
Faça sempre questão de se apresentar como engenheiro civil, só assim as pessoas vão lhe lembrar como e tal e vão lhe procurar ou indicar para outras pessoas.
Invista também nas suas redes sociais, faça um instagram com seu portfolio, um blog com alguns artigos interessantes que chamem atenção e quem sabe até um canal no youtube.
Por fim, o último e talvez mais importante passo: busque conhecimento prático.
Os primeiros trabalhos que você conseguir vão ser com certeza os mais difíceis, você vai bater muito a cabeça e passar por inúmeros perrengues, vai ter hora que você vai se perguntar: O que diabos eu estou fazendo?”
Na universidade dificilmente somos expostos a conhecimentos práticos, e por muitas vezes saímos muito verdes de lá. Porém, o conhecimento prático é a única coisa que vai te fazer evoluir de fato.
Foi pensando na importância desse passo e na falta de oportunidades que muitos se deparam, que nós elaboramos o treinamento ABC do engenheiro. Nele nós sintetizamos uma grande quantidade de conhecimentos práticos para aqueles que estão iniciando a carreira na construção civil.
Portanto, lembre-se de seguir esses passos caso queria fazer sucesso na sua carreira, e considere adquirir o treinamento ABC do engenheiro para evitar passar perrengues.
O mercado da construção civil é enorme, e para ter uma larga vantagem sobre os concorrentes e proporcionar uma construção mais tecnológica e eficiente, é importante estar sempre atento as principais novidades do ramo.
Ser um profissional ligado nas principais tendências de sua área é uma das principais diferenças daqueles que conseguem agarrar uma oportunidade e aqueles que a deixam passar.
Ah! E se você gostou desse artigo e quer consumir mais conteúdo nesse sentido, se inscreva no nosso canal no Youtube, lá tem vários vídeos bem interessantes para tirar suas principais dúvidas de engenharia!
Grande abraço.
No mercado da construção, é necessário o uso de diversas ferramentas para gestão e análise. Veja nesse artigo os principais softwares da construção civil!
Quanto ganha um engenheiro civil? Essa pergunta passa na cabeça de todos que se interessam na área e nesse artigo vamos abordar esse tema. Dá uma olhada!
Errar em um projeto de engenharia civil pode lhe custar muito caro! Veja nesse artigo 04 dicas valiosas de como evitar erros em projetos
Este artigo pretende introduzir o método GTD (Do inglês, “Getting things done”), e mostrar como utilizá-lo de forma eficaz.
Quer saber quais são as quatro coisas importantes que a universidade não te ensina? Então dá uma olhada nesse artigo, ele foi feito para você!
Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum