Você sabe qual é o maior edifício do Brasil?
No Brasil é possível encontrar grandes obras de engenharia que surpreendem aqueles que as veem. Mas você sabe qual é o maior edifício do Brasil?
Felipe & Lucas // 24 de agosto de 2020 // 11:00
Há algum tempo, as ilhas artificiais foram assuntos bastante em alta devido à complexidade do projeto, sendo promovido como um desafio da engenharia.
Hoje vamos falar um pouco sobre a primeira e mais icônica ilha artificial de Dubai, a Palm Jumeirah.
Palm Jumeirah foi um projeto proposto pelo príncipe de Dubai com o objetivo principal de promover o turismo através do aumento da área de praias do país.
Para isso, o príncipe fez algumas exigências, as principais eram que a ilha fosse construída apenas com materiais naturais com objetivo de se integrar ao ambiente, ou seja, nada de concreto e aço, e que o prazo fosse rigorosamente respeitado.
Devido a esse prazo de entrega bastante apertado e a pressão sofrida pelos engenheiros, a execução do projeto foi iniciada antes da finalização por completo de todos os estudos, um risco muito grande para uma obra desse porte.
O projeto concebia uma ilha em formato de palmeira, feita inteiramente com areia.
Para que fosse possível a construção e a preservação De Palm Jumeirah, um quebra-mar circular feito de pedras foi construído para que envolvesse e protegesse a ilha.
Sua altura, depois de finalizado, é de 3 metros acima do nível do mar, com um volume total de 5,5 milhões de m³ de rochas.
As pedras são dispostas de forma coordenada e pensada, tudo com o objetivo de manter a rigidez da estrutura, uma vez que nenhum material foi usado para garantir a união das rochas (como concreto ou aço).
Para criar a ilha, camadas de areia do fundo do mar foram tiradas e lançadas nos locais apropriados, totalizando 94 milhões de m³ de areia.
Manter o formato do projeto é indispensável, garantir que o local onde a areia estava sendo lançada era o adequado foi um passo difícil, e para isso imagens de satélite e tecnologias como o GPS foram utilizados.
Após ser resolvido o problema da qualidade da água, a próxima preocupação foi com carga das edificações que a ilha iria receber.
Para que seja possível a construção e urbanização sobre a ilha a areia tem de ser compactada de forma que não cause perigos de recalque nas fundações das estruturas, o medo era que os grãos de areia fossem levados pela correnteza.
Para driblar esse problema foi utilizado um método de compactação de solo, a compactação por vibração. Sondas penetravam cerca de 12 metros de profundidade e vibravam, promovendo uma compactação dos grãos na área de influência das sondas.
Enquanto elas compactavam o solo, novas camadas de areia eram depositadas na superfície. Foram feitos mais de 200 mil furos para a compactação do solo pelas sondas em Palm Jumeirah.
Quando tudo foi ajustado e o solo estava preparado para receber as cargas das edificações, as obras começaram. A principal dificuldade nesse momento da construção eram as instalações elétricas e hidrossanitárias que deveriam contemplar toda uma ilha e foram feitas todas de uma vez, partindo do zero.
Quando tudo ficou pronto, era essencial manter o formato da ilha e da costa natural de Dubai que estavam sofrendo a perda de grãos em algumas partes e o acumulo em outras, a solução para esse problema foi a manutenção constante dessas áreas.
Após a finalização, a ilha se tornou um dos principais pontos turísticos da região. Hoje, Dubai é conhecida como um dos principais pontos turísticos de luxo no mundo.
A construção de Palm Jumeirah foi um marco para a engenharia e mostrou como lidar com diversos problemas em se tratando de ilhas artificiais, podemos usá-la como exemplo para mostrar como a construção civil está sempre se reinventando e aprimorando suas técnicas.
Ah, e se você gostou desse artigo e quer consumir mais conteúdo nesse sentido, se inscreva no nosso canal no Youtube, lá tem vários vídeos bem interessantes para tirar suas principais dúvidas de engenharia!
Grande abraço.
No Brasil é possível encontrar grandes obras de engenharia que surpreendem aqueles que as veem. Mas você sabe qual é o maior edifício do Brasil?
Você sabe como eram construídos os aquedutos romanos? Essas belíssimas edificações estão em pé até hoje, graças à engenharia! Dá uma olhada no artigo!
A automação residencial vem mudando a forma de como interagimos com o nosso lar. Veja nesse artigo os pontos de maior mudança como o uso desses sistemas!
Engenheiro civil
Bim Coordinator
Diretor financeiro na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum