Os 07 passos para dimensionar tubulações de água fria
Em qualquer edificação, é importante dimensionar adequadamente as tubulações de água fria. Nesse artigo você vai ver os 07 passos principais para isso!
Felipe // 20 de maio de 2020 // 12:12
O sistema drywall vem ganhando cada vez mais espaço no mercado da construção civil no Brasil.
Ele é composto por placas de gesso acartonado fixadas sobre estruturas metálicas, para a construção de paredes, forros e divisórias.
Esse sistema é leve e de fácil instalação trazendo grandes ganhos de produtividade e agilidade na obra.
Mas será que existe algum cuidado que deve ser levado em consideração nas instalações hidráulicas nesse método construtivo?
Nesse artigo vamos falar dos 04 principais cuidados que você deve tomar quando for trabalhar com instalações hidráulicas em drywall.
Se liga!
Primeiramente, áreas molhadas devem ser revestidas com placas especiais com baixa absorção a fim de diminuir os problemas com a umidade.
Além disso as paredes e pisos devem ser revestidos com uma impermeabilização e proteção superficial.
Existem dois tipos de tubulação que são mais comumente utilizados no sistema drywall, são elas as tubulações PEX e a tubulação rígida em PVC.
A estrutura do drywall facilita instalações utilizando PEX (sabia mais sobre tipos de tubulações aqui!), uma vez que, com o uso desse tipo de tubulação, não há a necessidade de cortes nas paredes, devido a sua flexibilidade.
A sua desvantagem, porém, é o preço elevado em relação às tubulações rígidas convencionais.
No caso das tubulações rígidas em PVC, pode ser que o sistema apresente a necessidade de algum tipo de corte das paredes para que sejam realizadas as mudanças de direção.
Entretanto, o custo é bem mais baixo em relação à tubulação do tipo PEX, portanto, pondere e faça uma boa escolha!
Outro recurso interessante utilizado em sistemas de drywall são as paredes shafts.
Elas são compostas por duas linhas de perfis guias e montantes em aço galvanizado interligadas por faixas de chapas de gesso, com uma camada de chapa de gesso em cada face.
Dessa forma as tubulações são instaladas de forma mais simples além de apresentar uma maior facilidade para inspeções, uma vez que não há necessidade de quebrar a alvenaria para acessá-las.
Quanto aos equipamentos sanitários também não há grandes limitações.
Na verdade, a introdução desse conceito trouxe novas possibilidades de peças e acessórios como as louças suspensas que facilitam a limpeza de banheiros e lavabos.
Metais, como registros mais alongados, foram desenvolvidos especificamente para esse tipo de sistema e devem ser fixados com suportes com base em policarbonato e braçadeira metálica revestida com náilon.
Você já conhecia as peculiaridades das instalações hidráulicas em sistemas de drywall?
E se você quer fazer a sua instalação hidráulico sem riscos de problemas, recomendamos que faça um projeto hidrossanitário para a sua obra. Então clica aqui ou no banner logo abaixo e preencha o formulário que logo logo entraremos em contato com você para te ajudar com seu problema!
No mais, espero que tenha te ajudado!
Grande abraço e até o próximo artigo
Em qualquer edificação, é importante dimensionar adequadamente as tubulações de água fria. Nesse artigo você vai ver os 07 passos principais para isso!
Você sabe quais são os tipos de materiais para tubulações? Existe no mercado uma gama de materiais que podem ser utilizados em nossas instalações!
Quando estamos projetando instalações hidráulicas levamos em consideração que é necessário atender parâmetros de pressão, vazão e de velocidade. Dentre esses fatores, o que mais causa insatisfação quando não é atendido é a pressão.
Engenheiro civil
Bim Coordinator
Diretor financeiro na Neo Ipsum