Devo seguir a área de projeto ou execução de obras?
Você já se fez a seguinte pergunta? Devo seguir a área de projeto ou execução de obras? Aposto que sim! Dá uma olhada nesse artigo!
Pedro // 01 de outubro de 2019 // 17:01
Este artigo pretende introduzir o método GTD (Do inglês, “Getting things done”, ou “fazendo as coisas”, em tradução livre), e mostrar como utilizá-lo de forma eficaz.
Em um mundo hiperconectado e em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, vinte e quatro horas têm sido pouco pra a maioria das pessoas fazerem o que querem, concorda?
Mas por que você acha que alguns indivíduos conseguem realizar várias atividades, cumprir suas metas, e ainda conseguir tempo para se exercitar e ficar com a família e amigos?
Bem, esta é uma tarefa muito difícil, e quem consegue certamente utiliza uma metodologia para organizar suas atividades. Uma das metodologias mais conhecidas é a “GTD”.
O GTD é um método, que foi criado por David Allen, especialista em produtividade e autor do best-seller “Getting Things Done” (2001), que tem como título em português “A arte de fazer acontecer”.
De acordo com o autor, o método se baseia em três objetivos principais: capturar o que deve ser feito, educar-se na tomada de decisões e organizar e coordenar suas atividades.
Uma grande vantagem do método é que ele possibilita um melhor controle do estresse e da ansiedade, pois permite organizar em anotações o que precisamos fazer e focar apenas na atividade que estamos fazendo no momento.
O método GTD consiste em cinco passos, que podem ser implementados por qualquer pessoa que deseja aumentar sua produtividade, são eles:
Aqui é o momento de tirar da cabeça todas as ideias e tarefas a serem realizadas. O método consiste em criar uma caixa de entrada, contendo todas as atividades pertinentes, para posterior organização.
Neste momento é hora de decidir o que fazer com as atividades coletadas, colocando-as em listas específicas, como:
· Lixeira: Itens que não são importantes ou não demandam ação;
· Algum dia/ Talvez: Itens não prioritários;
· Aguardando terceiros: Atividades que não dependem mais de você para serem concluídas;
· Urgente: Atividades de extrema urgência, a serem feitas imediatamente.
Estes são apenas alguns exemplos, e cabe a cada um criar suas listas e adaptar o método às suas necessidades.
Agora é hora de organizar as atividades no contexto que se encontram na sua vida, por exemplo:
· Trabalho;
· Pessoal;
· Hobbies;
· Projetos paralelos.
É de suma importância fazer uma revisão periódica nas suas listas e em todo seu processo de organização, reavaliando prioridades, acrescentando atividades importantes ou excluindo o que já não faz mais sentido.
Após toda a organização, é hora de pôr a mão na massa! Basta seguir o planejamento, e executar cada atividade com a mente limpa, sem se preocupar com as demais.
Isto vai gerar um ganho imenso de produtividade e qualidade de vida, diminuindo o estresse e a ansiedade.
Muita gente se pergunta se o método “Getting Things Done” realmente vai funcionar para elas, e mostram certo receio em tentar aplicá-lo em suas vidas.
Bem, posso dizer que na Neo Ipsum nós buscamos organizar nosso planejamento e atividades rotineiras através desta metodologia, e nos ajudou muito até então.
Os principais ganhos que você terá são:
· Maior facilidade de planejamento;
· Maior organização;
· Menos ansiedade;
· Menos estresse;
· Maior produtividade;
É interessante salientar que você pode realizar o método GTD apenas com lápis e papel, porém, alguns softwares e ferramentas podem lhe ajudar bastante, segue aqui três dicas para vocês:
· Trello: O trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos, baseado no método “kanban”. A grande vantagem do trello é que é gratuito, e pode ser acessado apenas pela internet. Isto ajuda a organizar suas atividades e ter acesso a elas em qualquer lugar.
· Evernote: O evernote é um software destinado à organização de notas. Ele também conta com versão online. Com ele, você pode organizar suas listas, criar cadernos, fazer checklists, dentre outras funções.
· Google Agenda: O serviço de agenda e calendário do Google, conhecido por muitos, pode te ajudar a organizar tarefas, colocar lembretes durante a semana e se manter mais produtivo.
E aí, está pronto para testar o método que pode te ajudar a organizar suas tarefas? O que achou da metodologia GTD? Deixa a sua opinião nos comentários!
Você já se fez a seguinte pergunta? Devo seguir a área de projeto ou execução de obras? Aposto que sim! Dá uma olhada nesse artigo!
Quer saber quais são as quatro coisas importantes que a universidade não te ensina? Então dá uma olhada nesse artigo, ele foi feito para você!
Nesse artigo vamos te falar as 05 dicas para ser produtivo em home-office! Você que trabalha em casa não pode deixar de ler esse artigo!
Você está atrás de um estágio ou já possui e quer saber como aproveitá-lo melhor? Clica pra saber 05 coisas sobre aproveitar o estágio que não te contam!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng. Diagnóstica
Diretor Técnico na Neo Ipsum
This Post Has One Comment
Pingback: Quatro coisas importantes que a universidade não te ensina - Neo Ipsum