O perigo dos redutores
de consumo de energia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Pedro & Carlos // 24 de março de 2020 // 15:32

Já ouviu falar nos redutores de consumo de energia elétrica?

 

Com o aumento das tarifas nas contas de energia nos últimos tempos, as pessoas buscaram soluções alternativas para reduzir o valor das cobranças.

 

Se não é possível modificar as tarifas, o consumidor tem outra alternativa para alcançar seus objetivos, reduzir o consumo.

Tendo isso em mente, alguns métodos “milagrosos” surgiram com o intuito de ajudar com esse problema, como os redutores de consumo de energia.

O aumento nas contas de energia

Com o aumento das tarifas nas contas de energia nos últimos tempos, as pessoas vêm buscando adotar soluções alternativas para reduzir o valor das cobranças. 

 

Tendo em mente que não é possível modificar as tarifas, buscam modificar, então, o consumo.

 

Para reduzir o valor da conta de energia  de um empreendimento, existem diversas soluções que podem ser adotadas como, por exemplo, o uso de aquecedores solares de água, painéis fotovoltaicos para produção de parte ou da totalidade da demanda da residência, revisão das instalações, troca dos equipamentos por outros mais econômicos e, não podendo deixar de fora, o uso consciente da energia.

 

Essas soluções são de fato eficientes, porém estão atreladas a um investimento inicial alto, levando os consumidores a adotar alternativas dúbias. 

 

Essas alternativas são chamadas de redutores de consumo, dispositivos que prometem reduzir o consumo dos aparelhos em até 30%.

 

Redutores de consumo de energia

O perigo dos redutores de consumo de energia 

O funcionamento do equipamento consiste numa espécie de adaptador para tomada que reduz a potência fornecida para os aparelhos a um valor “realmente necessário”.

Os equipamentos eletrônicos são projetados para funcionar com potências específicas. É admitida uma margem de erro para o funcionamento do circuito, porém tudo é feito se baseando na capacidade de alimentação.

Alguns desses produtos ainda indicam que seu funcionamento se baseia no uso de capacitores para armazenar a energia residual causada pela oscilação da rede de distribuição.

Em ambientes residenciais, esse efeito é totalmente desprezado, já que os equipamentos em que isso tem alguma relevância no consumo estão nos ambientes industriais.

Assim, o uso de tais equipamentos pode diminuir a vida útil dos eletrônicos, alguns que possuem demanda alta podem não funcionar ou até mesmo queimar.

Visto que não existem milagres relacionados a eletricidade, investir em média 100 reais nesse tipo de equipamento, que pode ou não reduzir a conta de energia, mas a chance de causar prejuízos são bem maiores que o investimento feito no equipamento.

Assim, a solução barata e segura ainda é revisar seus hábitos e reduzir o uso de equipamentos que demandam muita potência, como o chuveiro elétrico e o ar condicionado.

 

Ou então partir para um alto investimento, a energia solar, que está se tornando uma solução viável atualmente por pagar todo o investimento em alguns anos, de acordo com o potencial de produção de energia.

 

O perigo dos redutores de consumo de energia

 

E você, precisando de um projeto elétrico para executar a sua casa com economia e segurança? Clica no banner logo abaixo e preencha o formulário que entraremos em contanto o mais rápido possível para resolver o seu problema!

Grande abraço.

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit

E-book gratuito!

Quer aprender mais sobre BIM? Baixe agora mesmo nosso conteúdo de forma gratuita!

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

E aprenda bastante com as nossas aulas!

Pedro Furlanetto

Pedro Furlanetto

Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum

Carlos Victor

Carlos Victor

Estudante de Engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum

Deixe um comentário

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Close Menu