O que é woodframe e suas
principais características

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Hugo & Lucas// 12 de dezembro de 2022 // 17:40

 

No mercado da construção civil existem vários tipos de métodos construtivos, alguns são mais conhecidos que outros. Hoje vamos falar um pouco sobre um método construtivo muito conhecido no mundo e principalmente nos EUA, o wood frame. Vamos lá?!

O que woodframe?

O próprio nome nos ajuda a entender, o wood frame é um sistema construtivo que usa perfis de madeira em sua estrutura, ou seja, no geral o uso de tijolos é inexistente e o uso de concreto é mínimo (que é geralmente utilizado na fundação do imóvel).

No wood frame a madeira é utilizada tanto para o fechamento das áreas, quanto para fins estruturais.

o que é woodframe

Embora o wood frame não seja muito usado no Brasil, por diversos motivos, em alguns países ele é usado em larga escala. Nos EUA, por exemplo, o wood frame é o principal sistema construtivo no país.

É interessante lembrar que esse sistema construtivo é ótimo para edificações de pequeno e médio porte, o ideal é que imóveis com mais de 4 pavimentos não usem essa tecnologia, pois os gastos para adaptar esse método construtivo para os padrões de segurança se tornam muito elevados.

Em obras de wood frame, o mais comum é ter o radier como tipo de fundação, embora outros tipos de fundações, como as sapatas, também são usados.

Ao usar o wood frame, os perfis de madeira exigem uma precisão milimétrica nas medidas, por isso eles são industrializados, o que garante uma precisão e qualidade de forma geral.

Para o revestimento das paredes do wood frame podem ser usados diversos tipos de materiais, inclusive o drywall (Para saber mais sobre drywall clique aqui).

Em alguns casos podemos ver edificações com a parte estrutural em madeira e os fechamentos e divisões dos ambientes feitos em drywall.

A utilização do drywall junto ao wood frame é bem-vinda, as duas metodologias fazem parte da chamada construção a seco ou lean construction (Para saber mais sobre o lean construction clique aqui). 

camadas do woodframe

Sobre o desempenho do sistema

 

Para promover um bom desempenho térmico e acústico o ideal é sempre fazer um preenchimento das paredes como um “recheio” que pode ser feito de alguns materiais, o mais comum é o uso de algumas fibras.

Como a madeira é um material orgânico, ela precisa ser tratada e deve-se tomar os devidos cuidados, por isso, as faces das paredes que ficam na área externa recebem sempre uma manta de impermeabilização. Para evitar problemas com a umidade, a madeira deve ser tratada para resistir e repelir insetos, fungos e pragas.

Como os perfis de madeira já vêm de fábrica com dimensões e resistência padrão, é ideal que todos os projetos sejam compatibilizados e o processo construtivo como um todo seja racionalizado e siga um cronograma.

Nesse aspecto, o uso do BIM ajuda bastante nesse tipo de método construtivo, uma vez que é possível perceber interferências e compatibilizar todos os projetos da edificação.

Deve se ter atenção redobrada aos projetos elétricos e hidrossanitários, uma vez que falhas no projeto elétrico podem provocar incêndios e a madeira, por mais que bem tratada, é ótima em propagar incêndios.

 

E em relação ao hidrossanitário, qualquer foco de infiltração pode prejudicar, e muito, os perfis de madeira, além de atrair insetos, fungos e pragas. 

Porque o woodframe não é utilizado no Brasil?

O wood frame é um processo construtivo muito parecido com steel frame, a mudança principal é que em vez do metal, temos a madeira (para saber mais sobre o steel frame clique aqui).

Embora o wood frame não seja muito usado no Brasil, ele domina outros mercados, principalmente nos EUA. É um sistema de construção a seco e tem suas vantagens e desvantagens.

No Brasil existem alguns motivos para o wood frame não ser tão conhecido, podemos citar:

·      A falta de distribuidores de perfis de madeira padronizados e com alta qualidade;

·        Falta de mão de obra especializada;

·        Poucas normas que regulamentam esse tipo de construção;

·   O clima do Brasil não ajuda muito por ter grandes variações de umidade e temperatura, aumentando os custos do tratamento da madeira e atraindo insetos, fungos e pragas;

·        Um preconceito com as estruturas de madeira por achar elas “frágeis”.

O wood frame é um ótimo sistema construtivo, principalmente para quem quer construir com rapidez edificações de pequeno e médio porte.

 

O acabamento final não precisa ser em madeira, já que é possível cobrir os perfis de madeira com praticamente qualquer tipo de revestimento. A seguir alguns exemplos de imóveis feitos usando wood frame. 

Considerações finais

Existem diversos sistemas construtivos que podem ser adotados de acordo com as características da região e dos materiais disponíveis.

O woodframe possui diversas vantagens, porém, no Brasil, esse sistema encontra algumas dificuldades, prejudicando a sua disseminação.

E você, quer se tornar um protagonista no mercado BIM? Então dá uma olhada no curso Implemente BIM na sua empresa, torne-se um gestor de projetos e eleve a sua carreira!

Grande abraço e até o próximo artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit

E-book gratuito!

Quer aprender mais sobre BIM? Baixe agora mesmo nosso conteúdo de forma gratuita!

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

E aprenda bastante com as nossas aulas!

Hugo Chaves

Hugo Chaves

Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum

Lucas

Lucas

Estudante de engenharia civil

Estagiário na Neo Ipsum

Deixe um comentário

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Close Menu