Vantagens e desvantagens
do Light Steel Frame

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Hugo & Lucas // 05 de maio de 2020 // 13:28

Existem diversos sistemas construtivos no mercado os quais apresentam as mais variadas vantagens e desvantagens na sua utilização.

 

Dentre esses sistemas podemos destacar o Ligh Steel Frame.

 

Nesse artigo falaremos sobre as principais vantagens e desvantagens do Light Steel Frame e suas características, então continua lendo!

 

O que é o Light Steel Frame?

Como o próprio nome já sugere, o Light Steel Frame é um sistema construtivo que utiliza perfis leves de aço galvanizado na sua estrutura e não usa tijolos ou concreto (na maioria dos casos), os perfis são usados para fins estruturais e de fechamento.

 

 

 

O Light Steel Frame, apesar de não ser muito conhecido aqui no Brasil, popularizou-se logo após a segunda guerra mundial devido a sua velocidade na execução, que permitiu uma reconstrução mais rápida das cidades devastadas pelas batalhas. 

 

As edificações feitas usufruindo essa tecnologia, de forma genérica, não apresentam mais de 4 pavimentos e suas lajes são leves feitas em materiais de aço galvanizado revestido com outros materiais. 

 

O radier é o tipo de fundação mais utilizado para esse sistema. 

 

 

Utiliza-se aço galvanizado por apresentar resistência elevada a corrosão devido a uma cobertura de zinco aplicada. 

 

Os perfis metálicos são 100% industrializados, evitando assim trabalho excessivo durante a execução. 

 

Os fechamentos verticais são feitos a partir de diversas técnicas e tecnologias, a mais comum é o uso do drywall (Placas de gesso acartonado) isso por ser um material leve, industrializado e modulado, proporcionando uma maior harmonia no momento da instalação.

 

E quais são as principais vantagens e desvantagens do Light Steel Frame?

As principais vantagens e desvantagens do Light Steel Frame são:

Vantagens

·    Rapidez – Devido a estrutura metálica ser totalmente industrializada, ao chegar na obra não se faz necessário cortes ou ajustes, apenas o encaixe e fixação das peças;

 

·    Sustentabilidade – Por ser um processo industrializado e altamente racionalizado, os resíduos gerados são mínimos. Além disso o aço galvanizado é um produto 100% reciclável;

 

·   Alta durabilidade – Os perfis metálicos são de difícil degradação, fazendo com que tenham alta durabilidade;

 

·  Maior precisão da execução – Isso se deve ao fato das peças serem produzidas industrialmente de acordo com cada projeto, evitando erros executivos, quantitativos e orçamentários;

 

·   Ganho de espaço interno – Por ser uma estrutura mais esbelta que a tradicional, pode proporcionar um ganho de área útil de até 5%, ponto importante para grandes centros urbanos onde o m² é muito caro;

 

·    Precisão no orçamento – Tendo em mente que as peças são produzidas de acordo com o projeto, o levantamento de quantitativos é bem mais preciso;

 

·     Fácil manutenção – A manutenção de todos os sistemas presentes nas edificações se torna mais fácil pela natureza modular do sistema, permitindo uma maior variedade de acessos aos pontos de manutenção.

Desvantagens

·    Mão de obra – O steel frame requer mão de obra especializada que se torna seu uso um problema no Brasil;

 

·   Pavimentos – O número de pavimentos, de forma geral, é limitado, tendo como máximo 4 pavimentos. Algumas obras excedem esse número, mas utilizam técnicas especificas para isso;

 

·    Barreiras culturais – A população, de forma geral, não tem conhecimento sobre esse tipo de sistema construtivo e muitas vezes jugam erroneamente como “fracos” ou “pouco resistentes” isso por não dar a mesma sensação de robustez do sistema tradicional com alvenaria e concreto armado.

 

E se você está iniciando a sua carreira na construção civil e ainda não sente segurança, da uma olhada nesse treinamento que elaboramos para você!


Grande abraço.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit

Planilha de pré-dimensionamento de CA

Quer parar de perder tempo fazendo o pré-dimensionamento das estruturas na mão? Então Baixe logo a nossa planilha!

Planilha Supimpa de CA

Deixe de ser besta e pare de calcular peças de Concreto Armado na mão. Baixe logo a nossa planilha supimpa!

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

E aprenda bastante com as nossas aulas!

Hugo Chaves

Hugo Chaves

Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum

Lucas

Lucas

Estudante de engenharia civil

Estagiário na Neo Ipsum

Deixe um comentário

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit