Principais vantagens e desvantagens do concreto protendido
Sabe quais são as principais vantagens e desvantagens do concreto protendido? Nesse artigo vamos falar um pouco mais desse incrível sistema! Se liga!
Pedro & Carlos // 17 de maio de 2021 // 12:22
Uma prática muito comum nas residências é a ampliação da edificação térrea, para torná-la um sobrado.
Mas, essa prática é permitida?
Sim, é possível realizar esse procedimento de ampliação, mas cada caso requer uma avaliação específica de como se proceder.
Então vamos conferir TRÊS das situações mais comuns em que se deseja construir em um novo pavimento.
No caso de a edificação ainda estar na fase de projeto, a mesma deve ser projetada já considerando a futura ampliação.
Ou seja, a estrutura da casa será projetada para um sobrado com escada e tudo, inicialmente será executado apenas o térreo e depois o andar superior.
Essa situação é a ideal, já que todo o processo de construção foi pensado antes da execução. Dessa forma, as etapas de demolição e reforço estrutural são minimizadas ao máximo, gerando economia.
Nessa situação, é possível que a casa possuas os projetos complementares, sendo fácil identificar a estrutura executada no nível do térreo e avaliar a ampliação.
Nesse caso, é necessário que um engenheiro civil determine se a estrutura resiste à uma nova construção posicionada acima da atual, ou se, para tal, é necessário realizar um reforço estrutural, o que eleva os custos da reforma.
Se a construção for antiga, ela pode ter sido construída de forma que não atende às especificações de norma, pode até mesmo não possuir estrutura.
Dada essa situação, e visto que é improvável possuir projetos da edificação, o ideal seria reconstruir a residência de maneira mais adequada e talvez aproveitar parte da alvenaria na nova construção.
Com isso, nessa situação ocorrerá muita demolição e reconstrução, elevando muito os custos da obra, o que pode tornar a construção inviável para a família no momento.
Percebe-se então que realizar uma construção acima da casa pode ser realizada após a avaliação da situação por um profissional habilitado.
Cada caso, demandará maiores ou menores gastos a depender de como a construção anterior foi realizada.
Então, resumindo: Será que eu posso construir em cima da minha casa?
A resposta é sim, dependendo da situação!
E se você está pensando em construir sua casa e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Grande abraço!
Sabe quais são as principais vantagens e desvantagens do concreto protendido? Nesse artigo vamos falar um pouco mais desse incrível sistema! Se liga!
Um fator que devemos nos atentar no projeto estrutural é o índice de flambagem dos pilares. Travar o pilar é uma alternativa a ser tomada!
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum