O perigo dos redutores de consumo de energia
Já ouviu falar nos redutores de consumo de energia elétrica? São dispositivos que prometem diminuir sua conta, porém podem te trazer riscos
Pedro & Carlos // 16 de setembro de 2020 // 09:19
O processo de iluminação dos ambientes de uma residência é algo muito importante, criando ambientes mais agradáveis.
A incidência de luz, sendo falha ou exagerada, pode conferir problemas de saúde ao usuário. Como por exemplo, problemas de visão ou insônia.
Para determinar a melhor forma de iluminação dos ambientes, muitas vezes são feitos os projetos luminotécnicos.
O projeto luminotécnico define o tipo de iluminação mais adequado ao ambiente em função de suas dimensões, cores e uso.
Contratar um projeto luminotécnico se torna VANTAJOSO à medida que algum desses 03 benéficios se mostrem relevantes para você.
Uma iluminação bem planejada consegue ampliar um ambiente, destacar alguma decoração, melhorar o conforto visual e etc. São muitas possibilidades para serem exploradas.
Em função dos hábitos, você pode, por exemplo, preferir utilizar o quarto apenas com o objetivo de descansar, ou pode usá-lo durante muitas horas do dia para a leitura.
Essas situações distintas, implicam em iluminações específicas para desempenhar tais funções com a melhor experiência.
Alguns ambientes são idealizados para fins estéticos, como é o caso de um belo jardim na área externa.
Mas, a iluminação pode ser um elemento crucial para dar o devido destaque àquele ambiente e incentivar o seu uso regular.
Um jardim bem iluminado, por exemplo, incentiva muito mais a família a se reunir nele e usufruir das belezas do ambiente no período da noite.
O projeto luminotécnico definirá qual a iluminação mais adequada para que cada ambiente seja confortável e utilizado de forma adequada.
Isso é realizado tomando como referência os hábitos do cliente e as normas de iluminação vigente. Assim será obtida uma iluminação eficiente e econômica quando a conta de energia chegar.
A norma de projeto elétricos trata sobre o dimensionamento da iluminação baseado apenas em seu consumo. É algo muito ultrapassado, baseado apenas nas lâmpadas incandescentes.
Para tratar melhor de iluminação, tínhamos a NBR 5413:1992, abordando os níveis adequados de iluminação para ambientes com vários tipos de atividades.
Posteriormente, a norma foi substituída pela NBR ISO/CIE 8995-1:2013, que trata sobre iluminação em ambientes internos de trabalho.
A NBR 15.575: 2013 também aborda, em alguns dos seus itens, a questão dos níveis de desempenho mínimos que as edificações residenciais devem apresentar.
Se os benefícios citados acimas são favoráveis ao seu bem estar, então contratar um projeto luminotécnico será um ótimo investimento para a sua construção.
E se você está pensando em construir sua casa e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Até a próxima!
Já ouviu falar nos redutores de consumo de energia elétrica? São dispositivos que prometem diminuir sua conta, porém podem te trazer riscos
Este artigo pretende mostrar o dimensionamento do número mínimo de tomadas de uso geral, de acordo com a ABNT NBR 5410:2004 Instalações elétricas de baixa tensão.
Engenheiro civil e fiscal de obras
Especialista em Eng diagnóstica
Diretor técnico na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum