Influência da forma da planta no custo da edificação
Você já se perguntou qual é a Influência da forma da planta no custo da edificação? Nesse artigo veremos os conceitos que regem esse estudo.
Felipe & Carlos // 01 de fevereiro de 2020 // 08:50
Um serviço muito importante, necessário à confecção do orçamento de obras, é o levantamento de quantitativos a partir dos projetos elaborados.
Alguns dos elementos mais importantes de serem quantificados são o concreto, o tijolo, tubulação e etc.
Em se tratando de alvenaria, existem dois tipos de tijolos mais utilizados nas obras, o bloco de concreto e o tijolo cerâmico, disponíveis em várias dimensões.
Umas das dimensões mais utilizadas é a de 9x19x19, esquematizada na figura abaixo, porém também existem outras como a 14x19x39.
A escolha da dimensão dos tijolos ou blocos ocorre em função da espessura final da parede e conveniências de execução. Por exemplo, uma parede necessitará de menos juntas verticais ao utilizar um tijolo mais longo.
Independente das dimensões escolhidas, podemos obter o consumo de tijolos em uma construção de maneira relativamente fácil e rápida.
Para determinar o quantitativo de tijolos na alvenaria de vedação ou embasamento, basta aplicar a equação a seguir, independentemente do tipo de tijolo escolhido.
Essa expressão é utilizada para dimensões em centímetros, no qual temos os seguintes elementos:
· T: Quantidade de tijolos por metro quadrado;
· 10.000: Constante de conversão;
· P: Área de parede obtida em projeto;
· C: comprimento do tijolo no plano da parede;
· H: altura do tijolo no plano da parede;
· v: espessura da junta vertical de argamassa;
· h: espessura da junta horizontal de argamassa;
Para compreender perfeitamente a aplicação da equação, vamos considerar que, a partir do projeto arquitetônico, foi aferido que serão executados 273,56 m² de alvenaria, utilizando tijolo cerâmico de 9x19x29 em alvenaria de meia vez e juntas horizontais e verticais de 1 cm.
Dado o exemplo acima, identificamos que o tijolo será assentado “em pé” (meia-vez), portanto temos o seguinte resultado:
Caso seu objetivo seja determinar a quantidade por unidade de área, basta remover o elemento P da equação. Esse exemplo resulta em 16,67 tijolos/m² de parede.
Ainda, pode ser aplicado um percentual referente ao desperdício, esse valor pode variar, mas consideraremos 3%.
Com isso, para a execução da obra no exemplo, seria necessário comprar 4700 tijolos. A aplicação da equação, que possui apenas operações básicas, é muito simples e fornece os valores adequados para a execução de orçamento e/ou compra de material.
Fazer o levantamento adequado dos quantitativos dos materiais é de extrema importância para a elaboração de uma previsão de custos adequada.
O planejamento orçamentário diminui os riscos de imprevistos financeiros durante a execução da obra.
O orçamento deve ser feito por profissional habilitado.
E se você está pensando em construir sua casa e deseja maior segurança e economia na obra, fale conosco que iremos te ajudar! Basta clicar aqui ou no banner logo abaixo e preencher o formulário que logo logo entraremos em contato.
Até um próximo tema.
Você já se perguntou qual é a Influência da forma da planta no custo da edificação? Nesse artigo veremos os conceitos que regem esse estudo.
Quais são os tipos de impermeabilização? Existem vários! Nesse artigo vamos te falar qual é o mais adequado para cada situação.
Devo colocar mais areia ou brita no concreto? Nesse artigo vamos falar um pouco sobre a função desses elementos no concreto!
Engenheiro civil
Bim Coordinator
Diretor financeiro na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum