Decretos BIM nº 9.983 e nº10.306: O que vai mudar?
Os decretos BIM prometem mudar a dinâmica do mercado da construção civil já no início de 2021! Dá uma olhada nesse aritgo e entenda melhor!
Hugo & Lucas// 03 de agosto de 2020 // 17:42
Atualmente com um mundo cheio de tecnologias e computadores de todos os tipos, algumas habilidades se tornam essenciais.
Se antigamente projetos e análises eram feitos à base de papel e lápis, hoje, cada vez mais, os softwares tomam conta de múltiplas áreas da construção civil.
Vamos listar os principais softwares da construção civil, aqueles que qualquer profissional da área deve saber o básico ou, pelo menos, quais são suas principais utilidades.
Vamos lá então!
Esse não é um software voltado exclusivamente para o mercado da construção civil, porém se adequa perfeitamente a ele podendo fazer quantitativos, analisar progresso da obra, ter um controle financeiro rico em detalhes, entre outras funções.
Muitos profissionais da engenharia ainda utilizam o Excel como sua principal ferramenta de análises de desempenho dos sistemas das edificações, inclusive muitos softwares mais complexos iniciaram sua vida apenas como simples planilhas.
O Excel então, tem seu lugar bem reservado entre os principais softwares da construção civil.
Esse é o software de desenho 2D mais utilizado no mundo. Ele consiste basicamente em uma prancheta ou uma “folha” virtual.
Mesmo que atualmente ele esteja se tornando ultrapassado, ainda é indispensável no conhecimento de bons profissionais da construção civil, mostrando até certo grau de compatibilidade com softwares que operam na plataforma BIM.
O Autocad pode ser utilizado principalmente para serviços simples e rápidos. Porém, a medida que a complexidade aumenta, torna-se cada vez mais difícil de administrar o volume de informações.
Sem dúvidas, o Autocad é um dos principais softwares da construção civil.
Esse software não é específico para o mercado da construção civil, mas assim como o excel, ele se adequa de forma quase perfeita.
Isso ocorre porque ele tem a capacidade de proporcionar a elaboração de planejamentos e cronogramas com um nível de precisão impressionante.
Além disso, possibilita que o profissional faça previsões com um nível de certeza alto devido a organização dos dados dispostos nele. É utilizado em larga escala pelos escritórios e grandes empreiteiras.
Em quarto decidimos colocar uma dupla que disputa holofotes no mundo da construção civil. A esquerda Revit e a direita Archicad.
São dois softwares parecidos e concorrentes, eles vêm ganhando muito destaque, isso devido a união entre tecnologia BIM e uma interface de fácil uso e entendimento, voltado principalmente para projetos.
Ambos disponibilizam opções para modelagem da: arquitetura, sistema hidrossaitário, sistema estrutural, elétrico, HVAC, entre outras funções.
Na hora de escolher qual usar, o ideal é optar por aquele que se encaixe melhor nos processos da empresa, e que apresente as melhores funcionalidades para a sua área de atuação.
O Revit é o mais utilizado em termos mundiais, mas o archicad tem uma melhor curva de aprendizado.
O Cypecad é conhecido por ser simples e de fácil aprendizado, é um software europeu e por isso o seu suporte não é tão bom no Brasil.
No entanto, é ótimo para modelar estruturas metálicas, assim como estruturas de concreto armado e pré-moldado.
O Eberick é um software brasileiro e é o mais utilizado no Brasil, provavelmente por ter um baixo valor de investimento inicial e ser totalmente adaptado para as normas brasileiras.
Seu foco são as estruturas de concreto armado, mas também é possível modelar estruturas metálicas e pré-moldadas.
O TQS também é um software brasileiro, e as maiores obras feitas em concreto armado brasileiras geralmente modeladas e calculadas por ele.
Isso por causa do excelente suporte técnico que o software proporciona.
O foco do TQS são estruturas de concreto armado, mas também é possível modelar estruturas de concreto pré-moldado, entretanto, nada de metálicas.
Ele apresenta um custo mais alto que o Eberick.
O TEKLA é um software voltado para a modelagem de estruturas metálicas e nesse ramo é o mais utilizado no mundo. Com ele é possível modelar projetos de qualquer porte.
O Tekla, porém, não apresenta funções de cálculo e dimensionamento.
Atualmente, uma grande quantidade de softwares possuem uma boa interoperabilidade e integração com o Tekla, como o Cypecad e o Robot Structural Analysis.
O Robot Structural Analysis é um dos softwares de dimensionamento mais utilizados mundo afora.
Ele apresenta uma excelente ferramenta de simulação de cargas de vento, sendo uma excelente opção para o cálculo de estruturas metálicas.
O Robot apresente boa adaptação às normas americanas, europeias e australianas, porém, não com as normas brasileiras, tornando o seu uso um pouco inviável para o nosso mercado, em se tratando de concreto armado e pré-moldado.
Os próximos da lista são o Navisworks e o Solibri.
O Navisworks é mais um software da Autodesk, ele faz simulações e ensaios do projeto e da obra.
Com o Navisworks é possível controlar cronogramas e custos utilizando simulações em 4D e 5D (No caso essas “dimensões” extras seriam a coordenação e cronograma do projeto), perceber e destacar as interferências entre projetos (melhorando na produtividade, diminuindo o retrabalho).
É muito utilizado para ter uma perspectiva geral de como será o andamento da obra.
Por ser um software da Autodesk, existem muitos produtos que possuem integração direta a ele, apresentando uma melhor compatibilidade com todos os outros softwares da empresa.
O Solibri é um software finlandês, e seu principal objetivo é checar os conflitos e regras de modelos BIM.
Este software possui algumas características interessantes e é uma ótima ferramenta de coordenação.
No Solibri é possível extrair quantitativos, visualizar modelos 3D, checar interferência entre os projetos, entre outras funções.
Além disso, sua interface é bastante intuitiva. Não é tão conhecido no Brasil como os outros anteriormente citados, mas é amplamente utilizado.
Nesse artigo você pode conferir um comparativo entre esses dois softwares.
Este é um software voltado para gestão de ativos.
Com ele se torna possível executar com uma maior facilidade a gestão de projetos e capital, gerenciamento de espaços, de riscos ambientais, operações nas edificações, entre outros serviços.
A cada dia vem ficado mais conhecido e aumentando o seu número de usuários.
É uma ferramenta prática, porém, não muito intuitiva.
Nele é possível fazer análises dos sistemas de águas pluviais e saneamento, perfis de deslocamento dinâmico, criação de planos e plantas de perfis, análise da atuação da gravidade, projetos de estradas entre outras possibilidades.
O Civil 3D é um software que trabalha na plataforma BIM e, de modo geral, é quase sempre utilizado em conjunto com outros softwares para gerar um melhor resultado.
É mais um software da mundialmente conhecida Autodesk, o que proporciona um bom suporte, atualizações contínuas e compatibilidade com muitos outros softwares.
O SketchUp é um software de desenho, ele não serve para dimensionamento de projeto nem para funções parecidas, entretanto, é ótimo para apresentar modelos 3D a clientes e pode gerar imagens bastante realistas se utilizado com alguns plugins como V-ray.
Geralmente se torna um software mais útil para quem precisa apresentar visualmente os projetos aos clientes, podendo sanar algumas de suas dúvidas e indecisões sobre como vai ficar um ambiente depois de construído ou após uma reforma por exemplo.
Outros softwares similares, como o Lumion, também possuem grande relevância no mercado, porém o Sketchup ainda é o mais utilizado nessa área.
O SisDEA é um software essencial para avaliação de imóveis urbanos e rurais. Possibilita a modelagem de dados através da regressão linear, regressão não linear, RNA (Redes Neurais Artificiais) e DEA (Envelopamento de dados).
O uso destas metodologias possibilita uma abordagem científica na valorização de bens, propiciando uma melhor interpretação dos fenômenos mercadológicos.
É um software muito utilizado por profissionais que trabalham com avaliação de imóveis para instituições financiadoras como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
Todos os softwares aqui citados são uma pequena parcela do real número de programas que estão disponíveis no mercado, mencionamos apenas aqueles que consideramos os principais softwares da construção civil.
Alguns concorrem entre si, outros se complementam. A escolha de qual software utilizar passa muito pelas preferências e realidade de cada profissional e/ou empresas do ramo.
É válido lembrar que os softwares não substituem o profissional, mas ajudam os mesmos a ter uma maior produtividade e evitar retrabalho.
Cada vez mais o mercado de trabalho precisa de profissionais com a capacidade de se adaptar a diferentes cenários e ferramentas, além de propor soluções de forma rápida, inovadora e sem erros, é nessa gama de habilidades que os softwares atuam com objetivo de auxiliar.
Você já conhecia todos os softwares que foram citados?
Não é preciso entender e saber utilizar todos citados aqui, mas entender cada um deles é muito importante. Quem sabe se algum desses não serão úteis para você algum dia?
Ah, e se você gostou desse artigo e quer consumir mais conteúdo nesse sentido, se inscreva no nosso canal no Youtube, lá tem vários vídeos bem interessantes para tirar suas principais dúvidas de engenharia!
Grande abraço.
Os decretos BIM prometem mudar a dinâmica do mercado da construção civil já no início de 2021! Dá uma olhada nesse aritgo e entenda melhor!
O que é o formato IFC e como ele funciona? Essa é uma pergunta que todos que estudam a plataforma BIM já fizeram. Esse artigo vai acabar com suas dúvidas!
Já ouviu falar de arquitetura paramétrica? Se você é arquiteto é essencial que leia esse artigo. Se você é engenheiro, mesma coisa!
BIM e a Norma de Desempenho são temas que estão cada vez mais relevantes no mercado. Esse artigo tratará do uso do BIM na adequação à Norma de Desempenho.
O BIM pode ser dividido em camadas que representam etapas do ciclo de vida de uma edificação. Nesse artigo vamos falar mais sobre as dimensões do BIM!
Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum