Vantagens e desvantagens do sistema Drywall
Você sabe quais são as vantagens e desvantagens do sistema drywall? Nesse artigo abordaremos as suas definições e os motivos para utilizá-lo!
Felipe & Carlos // 11 de novembro de 2020 // 07:50
Barragens são estruturas de contenção que visam criar um acúmulo de material em uma região. São estruturas muito utilizadas para criar mananciais artificiais.
Essas estruturas também possuem utilização na indústria de mineração, servindo para conter os rejeitos da atividade.
Existem várias formas de se executar essas estruturas, então vamos conferir nesse artigo os 07 principais tipos de barragens e suas aplicações!
O primeiro tipo de barragem é a de concreto massa, seu princípio de funcionamento é o mesmo de um muro de gravidade.
O concreto tem um formato adequado e peso o suficiente para vencer o momento de tombamento gerado pelo empuxo da água.
Esse tipo de barragem necessita de uma fundação em rocha, devido ao seu peso elevado.
Uma maneira de consumir menos concreto na execução da obra é utilizando a barragem de contraforte.
Essa estrutura é composta por lajes apoiadas em contrafortes, os quais suportam, por fim, o carregamento total da barragem.
Apesar desse tipo de estrutura gerar uma economia de concreto e redução do peso da barragem, pode elevar os custos com formas, portanto, é necessário fazer uma análise de viabilidade detalhada.
Uma forma diferente do contraforte de aproveitar a resistência a compressão com concreto é a construção da barragem em arco.
Esse tipo de barragem possui uma espessura baixa relativa às outras dimensões e seu uso é indicado em situações de pequena extensão e grande altura, a exemplo de vales.
A barragem de terra consiste num morro de material argiloso, criando uma barreira física para o líquido.
Esse tipo é muito comum no Brasil, onde é comum que as barragens apresentem grandes extensões.
além disso, a disponibilidade de matéria prima para esses tipos de barragem é abundante, tornando sua execução mais facilitada.
Essas barragens ocupam um volume muito grande e é necessário tomar muito cuidado com a sua drenagem, para evitar que ocorram acidentes.
O enrocamento é uma forma de elevar a estabilidade de uma barragem de terra. Consiste em uma camada de pedras envolvendo um núcleo de argila.
Enquanto a capa de pedras garante a forma da estrutura, o núcleo de argila é responsável pela estanqueidade da barragem.
Entre os dois materiais deve haver uma transição gradual, para evitar que ocorra o fenômeno de pipping.
Esse tipo de barragem consiste de elementos similares ao tipo anterior, removendo o núcleo de argila.
Para tornar a estrutura impermeável, é colocada uma membrana de concreto no talude à montante.
Esse tipo de barragem tem um benefício adicional durante a sua construção, não é necessário se preocupar com o clima para construí-la.
Por fim, temos a barragem de aterro hidráulico que consiste em transportar o material da barragem na forma de lama via tubulação.
A “lama” é despejada no local da barragem onde é adensada até atingir o formato desejado.
Esse método construtivo apresenta baixo custo de execução e alto consumo de material, já que os taludes apresentam baixa declividade.
É necessário ter cuidado com a compactação desse aterro, já que o despejo de material com água tende a deixar o aterro fofo e causar liquefação.
Você conhecia todos esses tipos de barragens?
Das características de cada tipo apresentado, entendemos que a escolha ocorre baseado no material e espaço disponível para a construção da barragem.
Ah! E se você gostou desse artigo e quer consumir mais conteúdo nesse sentido, se inscreva no nosso canal no Youtube, lá tem vários vídeos bem interessantes para tirar suas principais dúvidas de engenharia!
Grande abraço.
Você sabe quais são as vantagens e desvantagens do sistema drywall? Nesse artigo abordaremos as suas definições e os motivos para utilizá-lo!
Quer saber um pouco mais sobre proteção e segurança na construção civil? Nesse artigo trataremos do assunto. Então clica logo aí!
Você sabe o que muda com o Decreto 9.451/2018? Construtores, incorporadores e projetistas devem estar bem informados sobre ele!
Engenheiro civil
Bim Coordinator
Diretor financeiro na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum