08 principais erros em projetos de esgoto sanitário
É comum encontrarmos erros em projetos de esgoto sanitário que levam a muitas falhas no funcionamento do sistema. Veja os principais deles nesse artigo!
Felipe & Lucas // 26 de outubro de 2023 // 18:09
Já aconteceu de ir tomar banho e ao ligar o chuveiro o fluxo da água ser insuficiente, fraco para um banho confortável?
Isso ocorre devido à baixa pressão da água no ponto de uso que, nesse caso, é o chuveiro. Esse problema também pode acontecer em torneiras, máquina de lavar, mangueiras e qualquer outro ponto de utilização de água proveniente do reservatório.
Ao projetar uma edificação, os engenheiros precisam garantir que problemas como esse não aconteçam, mas algumas vezes erros são cometidos ou ocorre uma reforma posterior a construção que altera a distribuição de água e a pressão se torna insuficiente nos pontos de utilização. Nesse momento, uma das melhores soluções disponíveis são os pressurizadores.
Hoje, vamos entender um pouco sobre o uso de pressurizadores! Vamos lá?
Os pressurizadores são dispositivos similares a bombas e funcionam aumentando a pressão da água no sistema e tornando ela constante em todos os pontos de utilização. No mercado existem vários modelos e tipos de pressurizadores, o que facilita encontrar alguém se adeque a situação e perfil de consumidor.
· Vazamentos: Os vazamentos são um problema de diversas formas em uma edificação, ele pode ser uma das causas de baixa pressão nos pontos de utilização. Nesse caso, os pressurizadores não são uma boa escolha, o melhor é fazer uma manutenção corretiva e resolver o problema de vez.
· Altura da caixa d’água: A altura da caixa d’água esta diretamente ligada a pressão nas tubulações, quanto maior a diferença de altura entre o ponto de utilização e a caixa d’água, maior será a pressão de utilização. No caso da diferença de altura entre a caixa d’água e o ponto de utilização seja insuficiente, colocar um pressurizado é uma ótima solução.
· Dimensionamento incorreto: Quando o dimensionamento é incorreto e a pressão da água cai, um pressurizador é uma ótima opção para resolver o problema.
Assim, fica claro que para alguns casos o uso de pressurizador é uma ótima solução para uma pressão de água insuficiente, já em outros casos, instalar o aparelho vai trazer mais problemas do que soluções. Ou seja, para uma boa utilização de pressurizadores, é preciso conhecer as causas de baixa pressão de água.
Os pressurizadores proporcionam outras vantagens:
· Eles são silenciosos: Diferente de algumas outras soluções.
· Tem fácil manutenção: Basta ir ao ponto de aplicação do aparelho.
· Proporcionam conforto do usuário: Resolve o problema de pressão em todos os pontos.
· Pressão constante em todos os pontos de consumo: Os pressurizadores fazem com que o sistema como um todo trabalhe a uma mesma pressão.
Os pressurizadores são dispositivos simples, baratos e que proporcionam bastantes vantagens e conforto ao usuário. Entretanto, se em sua casa a pressão de água esta baixa em alguns pontos e está pensando em colocar um pressurizador, entre em contato com um profissional habilitado para entender a natureza do problema e dimensionar de forma correta o pressurizador a ser utilizado.
Problemas de dimensionamento do pressurizador podem deixar o sistema ainda com baixa pressão de água, assim não resolvendo o problema. O pressurizador pode também adicionar uma carga de pressão muito elevada para a tubulação, danificando os tubos e as peças de utilização.
Vimos que erros em instalações hidráulicas são muito comuns e te apresentamos quais são os principais deles.
Porém, além dos erros de projeto e de execução, temos a situação extrema em que as instalações prediais são feitas sem um projeto feito por profissional habilitado e competente e de forma improvisada, provocando erros de traçado, diâmetros e pressão nas tubulações.
Pode parecer um cenário improvável de acontecer, mas infelizmente é um habito comum no Brasil, principalmente em projetos de menor porte.
Um projeto de instalações prediais de água fria bem feito proporciona condições básicas de higiene, saúde e conforto, caso ele seja feito de forma errada a água pode ser contaminada de diversas formas além do grande risco de vazamentos e infiltrações que podem comprometer os sistemas elétricos e em casos graves o estrutural.
Caso você esteja pensando em começar a sua obra, considere entrar em contato conosco para pedir um orçamento de projetos de engenharia. Link do Whatsapp aqui!
Grande abraço e até o próximo artigo.
É comum encontrarmos erros em projetos de esgoto sanitário que levam a muitas falhas no funcionamento do sistema. Veja os principais deles nesse artigo!
Para identificar problemas nas instalações hidráulicas é necessário que seja realizado o teste de estanqueidade. Clica aqui para saber como ele funciona!
Quando estamos projetando instalações hidráulicas levamos em consideração que é necessário atender parâmetros de pressão, vazão e de velocidade. Dentre esses fatores, o que mais causa insatisfação quando não é atendido é a pressão.
Engenheiro civil
Bim Coordinator
Diretor financeiro na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum