O que é CIM e o que ele tem a ver com BIM?
Você sabe o que é CIM? Essa tecnologia pode mudar a forma como organizamos as nossas cidades! Dá só uma olhada.
Hugo // 26 de agosto de 2019 // 16:02
Atualmente, é difícil encontrar alguém do meio da construção civil que ainda não tenha ouvido falar da plataforma BIM, muito se fala sobre o quão revolucionária é essa “nova” plataforma e os incontáveis benefícios que ela trás.
Porém, você já parou para se perguntar sobre as dificuldades de implementação associadas a esse modelo de produção?
A ideia que se difunde no mercado é que o BIM facilitará a vida dos projetistas e construtores como em um passe de mágica, relevando as dificuldades e os ônus atrelados ao processo de adoção nas empresas.
Devemos levar em consideração alguns pontos que são comumente deixados de lado (de propósito ou não) por vendedores ou autointitulados especialistas da plataforma BIM.
Você já se colocou na pele do seu cliente e tentou entender o que ele pensa quando você fala que trabalha em BIM?
Provavelmente nada, pois é, nada mesmo.
Maioria dos envolvidos no mercado ainda não tem ideia do que seja a plataforma e os que já ouviram falar imaginam que é uma solução mágica que irá o fazer economizar nos custos da obra.
Outra situação: já tentou solicitar a um fornecedor que ele envie dados parametrizados do seu produto? Ele provavelmente não vai entender o que é e vai se irritar com você!
O que eu quero dizer com esses exemplos?
Apenas que o mercado ainda não está atualizado o suficiente para absorver o BIM da maneira como esperamos, existem muitas barreiras culturais, muitos profissionais precisariam ser “reeducados” para aceitar a nova mentalidade.
Pegando a deixa do item anterior, para que possamos extrair o máximo da plataforma, é necessário que todos os agentes envolvidos no ciclo de vida da edificação apresentem algum nível de comunicação e troca de informações.
No cenário atual, cada parte executa sua função sem levar em consideração as atividades das outras partes, muitas vezes causando complicações no andamento do processo de construção.
O BIM promete erradicar esse tipo de problema, porém para que isso seja possível, é necessário que haja uma coordenação organizada que padronize e leve as diretrizes para os envolvidos.
Esse processo, caso não seja feito de forma adequada, pode ocasionar em custos e atritos desnecessários, inviabilizando a implementação como um todo.
Podemos categorizar os tipos de investimento necessários em três: treinamento, infraestrutura e licenças.
No caso do treinamento, para uma empresa grande com setores variados, mostra-se necessário a elaboração de diferentes tipos de treinamento que se adequem à necessidade de cada setor.
Essa tarefa pode se mostrar dificultosa, portanto as empresas geralmente contratam consultores que auxiliam na criação de estratégias de disseminação da cultura na empresa, assim como a instrução para o uso dos softwares selecionados.
A infraestrutura leva em conta a capacidade dos computadores das empresas, assim como a necessidade do uso outros aparelhos (tablets, Smartphones, etc) que irão auxiliar na implementação.
É importante levar em consideração também o ambiente em que serão realizadas as atividades de trabalho colaborativo (no caso de escritórios), se será adotado um ambiente físico ou virtual, a escolha de uma dessas configurações implica na necessidade de investimentos específicos como aluguel ou qualidade de conexão de internet.
As licenças dos softwares escolhidos para a produção dos projetos e análises pode pesar bastante, principalmente para empresas pequenas e recém-formadas.
É importante que seja feita uma análise minuciosa de quais são, de fato, as necessidades da empresa para que não seja feito um investimento errado ou desnecessário.
Temos um vídeo sobre isso no nosso canal, dá uma olhada!
Apesar de ter sido apresentado apenas o lado “complicado” do BIM nesse artigo, a sua adoção por parte do mercado da construção civil é inevitável e irreversível e trás, de fato, uma série de benefícios e vantagens para as empresas que decidem garantir seu lugar no jogo.
Porém, não podemos fazer vista grossa para o processo árduo que é a sua implementação.
E você? Quer se tornar um protagonista no mercado BIM? Então dá uma olhada no curso Implemente BIM na sua empresa, torne-se um gestor de projetos e eleve a sua carreira!
Você sabe o que é CIM? Essa tecnologia pode mudar a forma como organizamos as nossas cidades! Dá só uma olhada.
Esse é o quinto artigo de uma série de artigos acerca do uso da plataforma BIM para a adequação de projetos à Norma de Desempenho NBR 15575.
O BIM vem ganhando mais espaço no mercado sendo aplicado em várias disciplinas. Nesse artigo falaremos de BIM em projetos estruturais!
Engenheiro civil
Bim Manager
Diretor de marketing na Neo Ipsum