Por que fazer o projeto
hidrossanitário em BIM?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Felipe & Lucas // 26 de setembro de 2022 // 11:01

No desenvolvimento de projetos de engenharia civil é muito comum passar uma boa parte do tempo verificando quantidade de elementos na mão e identificando cada um deles, designando o tamanho desses elementos e outras propriedades.

Embora isso ainda seja comum atualmente, nesse processo gastamos muito tempo com informações das peças, podendo utilizar esse tempo para pensar na melhor solução para o sistema.

 

Hoje vamos falar um pouco sobre o projeto hidrossanitário em BIM, como melhorar a qualidade e otimizar o tempo de elaboração do projeto utilizando a plataforma. Vamos lá?!

Projetos hidrossanitários

Projeto hidrossanitário em BIM

Os
projetos hidrossanitários são de extrema importância em edificações de todos os tipos. Para que um projeto hidrossanitário seja finalizado, é preciso definir e contabilizar uma série de elementos, por exemplo:

·       Definir o traçado dos sistemas (Água fria, água quente, coleta de esgoto e coleta pluvial);

·    Definir as pressões das tubulações;

·    Definir o diâmetro das tubulações;

·     Executar o detalhamento dos sistemas;

·   Calcular a cota das tubulações;

·   Fazer quantitativo das peças;

·  Etc.

Todos esses passos demandam um esforço considerável se feitos da forma tradicional no Brasil, onde geralmente o cálculo das pressões, quantitativos das peças e cota das tubulações são feitos a mão ou com auxílio de softwares estilo Excel.

 

Entretanto, atualmente todo esse trabalho pode ser automatizado com auxílio de softwares
que usem a metodologia BIM. 

Projeto hidrossanitário em BIM

projeto hidrossanitário em BIM - vantagens

É muito comum que durante o desenvolvimento dos projetos de uma edificação ocorram algumas mudanças nos projetos arquitetônicos ou estruturais, com isso, faz-se necessário mudar os demais projetos, incluindo o hidrossanitário.

Com o uso BIM o retrabalho torna-se muito menor, uma vez que muitas etapas do projeto já serão feitas de forma automática.

Com o auxílio de softwares do tipo BIM, as etapas de cálculo das pressões, quantitativos das peças, cota das tubulações e outras, podem ser totalmente automatizados, de forma que o projetista tenha mais tempo para questões mais importantes, como encontrar o melhor traçado para as tubulações, otimizando o projeto e fazer um detalhamento extremamente claro para auxiliar a mão de obra, evitando os tão temidos erros de execução.

Como os softwares BIM têm como premissa básica aproveitar todas as informações disponíveis em cada etapa do projeto, quando elaboramos o traçado das tubulações e colocamos as peças de conexões, os softwares de forma automática atualizam suas tabelas com informações como: A cota das tubulações de cada sistema, a quantidade de peças de conexões de cada sistema e outros.

Com alguns plugins específicos, é possível saber exatamente quais tubulações estão com pressões abaixo ou acima das estabelecidas por normas, sendo necessário apenas verificar quais mudanças precisam ser feitas. 

Considerações finais

É relativamente comum escutar que com os softwares BIM os projetistas não precisam mais fazer nada e que os softwares projetam as edificações sozinhos, geralmente essas são pessoas que não entendem sobre engenharia e nem sobre BIM.

Diferente do que dizem, os softwares BIM estão aí para que os engenheiros possam focar na parte realmente importante na elaboração de projetos, que é pensar qual a forma mais otimizada para resolver os problemas de cada sistema, além de disponibilizar os documentos com um alto grau de detalhamento e evitar interferências entre sistemas. Deixando que os softwares façam trabalhos como a contagem de peças, quantidade de material e outros.

O BIM não é o futuro, ele já é uma realidade, e aqueles que não se adequarem a ele, serão profissionais obsoletos. O BIM é um caminho inevitável e em vez de ficar insatisfeito com a adoção desse tipo de metodologia, é mais sensato entender quais são seus benefícios (que são muitos) e buscar se adequar a essa tendência (Para saber mais sobre o BIM clique aqui)

 

Saber usar a tecnologia a seu favor é uma capacidade importante dos profissionais que buscam e que atingiram sucesso em suas áreas de atuação, na construção civil isso não é diferente. 

E você, quer se tornar um protagonista no mercado BIM? Então dá uma olhada no curso Implemente BIM na sua empresa, torne-se um gestor de projetos e eleve a sua carreira!

 

Grande abraço e até o próximo artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit

E-book gratuito!

Quer aprender mais sobre BIM? Baixe agora mesmo nosso conteúdo de forma gratuita!

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

E aprenda bastante com as nossas aulas!

Felipe Pereira

Felipe Pereira

Engenheiro civil
Bim Coordinator
Diretor financeiro na Neo Ipsum

Lucas

Lucas

Estudante de engenharia civil

Estagiário na Neo Ipsum

Deixe um comentário

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Close Menu