10 passos principais para acelerar a implementação de BIM na sua empresa
Nem toda empresa tem condições de contratar um consultor, e é por isso que preparamos para você os 10 passos principais para acelerar a implementação de BIM
Hugo // 25 de abril de 2020 // 17:48
A revolução digital vem ganhando destaque em praticamente todas as áreas do conhecimento, inclusive na construção civil.
Dito isso eu te pergunto… Você já ouviu falar sobre arquitetura paramétrica?
Com o aumento do poder gráfico e de processamento dos computadores atuais, as possibilidades de elaboração de modelos computacionais vêm aumentando.
Mas afinal, o que é ou sobre o que se trata a arquitetura paramétrica ou modelagem paramétrica?
A arquitetura paramétrica é uma nova ideia no ramo da construção civil, onde o design da edificação ou objeto é substituído pelo design do processo que gera o objeto, que é feito por meio de parâmetros.
Alguns desses parâmetros são: a incidência de sol, a área de aberturas, os esforços estruturais, tipos de materiais, etc.
Após a definição dos parâmetros ocorre a intensa utilização de computação gráfica e análise dos parâmetros por meio de algoritmos.
De forma geral, cabe ao projetista definir os parâmetros e ao algoritmo a geração da geometria.
Além disso, um detalhe interessante é a criação de curvas e formas de maneira mais facilitada, já levando em consideração fatores estruturais, térmicos, acústicos e de iluminação.
A arquitetura paramétrica é uma solução para utilização de formas que não são vistas com frequência, ou seja, formas deterministas, apelando para formas abstratas com curvas e mudança de ambientes.
Pode se dizer que a arquitetura paramétrica vem para mudar o modelo de “produção em massa” para um modelo de produção e “customização em massa”.
Porém, a utilização da modelagem paramétrica depende da criatividade de quem a utiliza, pois ela trabalha com alguns softwares de programação, ou seja, o usuário precisa programar os “parâmetros” que serão utilizados.
Desta forma, a modelagem pode ser utilizada para modelos arquitetônicos, estruturais e de sistemas, dependendo das instruções. Sendo quase que uma junção entre construção civil e programação de máquinas.
São os parâmetros e a maneira com que o projetista lida com eles que determina a forma final do projeto.
Como a modificação dos parâmetros é feita de forma simples e rápida, muitas soluções e designs podem ser criados cabendo ao responsável apenas escolher uma das opções.
E quando falamos de parâmetros, lembramos de informações, e falando de informações não podemos esquecer do BIM!
O BIM é um processo de produção que lida com informações gráficas e não gráficas, buscando organizar todas as etapas do ciclo de vida de uma edificação.(clica aqui para entender um pouco mais sobe BIM!)
Mas o que isso tem a ver com arquitetura paramétrica?
A etapa de projeto é uma das mais importantes no ciclo de vida e, apesar de muito versáteis, softwares que trabalham na plataforma BIM possuem algumas limitações.
Por exemplo, aplicar vergas e contravergas em janelas pode ser uma tarefa complicada utilizando o Revit.
Algumas dificuldades desse tipo podem prejudicar a representatividade dos modelos BIM e gerar falhas em etapas, como orçamentação e planejamento da obra.
O uso dos softwares que trabalham com arquitetura paramétrica facilita esse o processo de modelagem, tornando o modelo mais completo em termos de informações gráficas e não gráficas.
Os principais softwares utilizados são:
● Grasshopper 3D
● Dynamo
● Honeybee
Vejamos aqui algumas obras já criadas com o auxílio deste tipo de sistema:
Walt Disney Concert Hall por Frank Gehry:
Sunrise Tower por Zaha Hadid:
Heydar Aliyev Center, no Azerbaijão:
Um dos maiores escritórios de arquitetura do mundo é também um dos principais responsáveis pelo recente crescimento desse tipo de sistema, o Zaha Hadid, sendo o atual proprietário do escritório (Patrik Schumacher) a inserir o termo “Arquitetura paramétrica”.
Porém a ideia vem se disseminando cada vez mais e vários escritórios ao redor do mundo já utilizam essas técnicas.
E você? Quer se tornar um protagonista no mercado BIM? Então dá uma olhada no curso Implemente BIM na sua empresa, torne-se um gestor de projetos e eleve a sua carreira!
Nem toda empresa tem condições de contratar um consultor, e é por isso que preparamos para você os 10 passos principais para acelerar a implementação de BIM
O BIM vem ganhando mais espaço no mercado sendo aplicado em várias disciplinas. Nesse artigo falaremos de BIM em projetos estruturais!
Toda criação precisa de proteção intelectual. Nesse artigo falaremos como funcionam os direitos autorais de projetos de construção.
Antes de iniciar a implementação de BIM é necessário fazer algumas análies, dentre elas, temos a análise SWOT. Veja sobre a análise SWOT aplicada ao BIM!
Você sabe o que é nível de maturidade BIM? Esse mecanismo auxilia as empresas para identificar o que é necessário melhorar na implementação BIM. Clica ai!
Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum