BIM na pandemia: Como o seu uso pode ajudar?
O Corona vírus vem mudando a forma como interagimos com os ambientes. O uso do BIM na pademia pode ajudar a nos adequarmos à nova situação. Dá uma olhada!
Hugo // 25 de abril de 2020 // 17:48
A revolução digital vem ganhando destaque em praticamente todas as áreas do conhecimento, inclusive na construção civil.
Dito isso eu te pergunto… Você já ouviu falar sobre arquitetura paramétrica?
Com o aumento do poder gráfico e de processamento dos computadores atuais, as possibilidades de elaboração de modelos computacionais vêm aumentando.
Mas afinal, o que é ou sobre o que se trata a arquitetura paramétrica ou modelagem paramétrica?
A arquitetura paramétrica é uma nova ideia no ramo da construção civil, onde o design da edificação ou objeto é substituído pelo design do processo que gera o objeto, que é feito por meio de parâmetros.
Alguns desses parâmetros são: a incidência de sol, a área de aberturas, os esforços estruturais, tipos de materiais, etc.
Após a definição dos parâmetros ocorre a intensa utilização de computação gráfica e análise dos parâmetros por meio de algoritmos.
De forma geral, cabe ao projetista definir os parâmetros e ao algoritmo a geração da geometria.
Além disso, um detalhe interessante é a criação de curvas e formas de maneira mais facilitada, já levando em consideração fatores estruturais, térmicos, acústicos e de iluminação.
A arquitetura paramétrica é uma solução para utilização de formas que não são vistas com frequência, ou seja, formas deterministas, apelando para formas abstratas com curvas e mudança de ambientes.
Pode se dizer que a arquitetura paramétrica vem para mudar o modelo de “produção em massa” para um modelo de produção e “customização em massa”.
Porém, a utilização da modelagem paramétrica depende da criatividade de quem a utiliza, pois ela trabalha com alguns softwares de programação, ou seja, o usuário precisa programar os “parâmetros” que serão utilizados.
Desta forma, a modelagem pode ser utilizada para modelos arquitetônicos, estruturais e de sistemas, dependendo das instruções. Sendo quase que uma junção entre construção civil e programação de máquinas.
São os parâmetros e a maneira com que o projetista lida com eles que determina a forma final do projeto.
Como a modificação dos parâmetros é feita de forma simples e rápida, muitas soluções e designs podem ser criados cabendo ao responsável apenas escolher uma das opções.
E quando falamos de parâmetros, lembramos de informações, e falando de informações não podemos esquecer do BIM!
O BIM é um processo de produção que lida com informações gráficas e não gráficas, buscando organizar todas as etapas do ciclo de vida de uma edificação.(clica aqui para entender um pouco mais sobe BIM!)
Mas o que isso tem a ver com arquitetura paramétrica?
A etapa de projeto é uma das mais importantes no ciclo de vida e, apesar de muito versáteis, softwares que trabalham na plataforma BIM possuem algumas limitações.
Por exemplo, aplicar vergas e contravergas em janelas pode ser uma tarefa complicada utilizando o Revit.
Algumas dificuldades desse tipo podem prejudicar a representatividade dos modelos BIM e gerar falhas em etapas, como orçamentação e planejamento da obra.
O uso dos softwares que trabalham com arquitetura paramétrica facilita esse o processo de modelagem, tornando o modelo mais completo em termos de informações gráficas e não gráficas.
Os principais softwares utilizados são:
● Grasshopper 3D
● Dynamo
● Honeybee
Vejamos aqui algumas obras já criadas com o auxílio deste tipo de sistema:
Walt Disney Concert Hall por Frank Gehry:
Sunrise Tower por Zaha Hadid:
Heydar Aliyev Center, no Azerbaijão:
Um dos maiores escritórios de arquitetura do mundo é também um dos principais responsáveis pelo recente crescimento desse tipo de sistema, o Zaha Hadid, sendo o atual proprietário do escritório (Patrik Schumacher) a inserir o termo “Arquitetura paramétrica”.
Porém a ideia vem se disseminando cada vez mais e vários escritórios ao redor do mundo já utilizam essas técnicas.
E você? Quer se tornar um protagonista no mercado BIM? Então dá uma olhada no curso Implemente BIM na sua empresa, torne-se um gestor de projetos e eleve a sua carreira!
O Corona vírus vem mudando a forma como interagimos com os ambientes. O uso do BIM na pademia pode ajudar a nos adequarmos à nova situação. Dá uma olhada!
Você já ouviu falar no BIM, porém ainda não tem muita noção do quê significa? Esse artigo é para você!
O BIM vem sendo utilizados em diversas disciplinas da engenharia e Projetos Elétricos em BIM não ficam de fora. Dá só uma olhada!
O BIM já é uma metodologia de sucesso e vem sendo implementada em várias empresas. Mas como medir BIM e quais indicadores devemos utilizar?
Orçamentos em BIM, já se perguntou se é possível? Você que trabalha com orçamentos e quer saber se é possível trabalhar com o BIM nessa área, clica aí!
Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum
Estudante de engenharia civil
Estagiário na Neo Ipsum