Nível de maturidade BIM:
O que é e para que serve?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Hugo & Lucas// 09 de outubro de 2020 // 11:53


Com o avanço do BIM ao redor do planeta, muitas questões vêm sendo levantadas, uma delas é o nível de maturidade BIM de uma empresa ou equipe de profissionais.

Essa é uma questão importante, pois está ligada diretamente a produtividade e melhor aproveitamento dos recursos que o BIM pode oferecer.

Hoje vamos entender um pouco mais sobre os níveis de maturidade do BIM. 

O que é nível de maturidade BIM?

Com a disseminação da metodologia BIM uma questão ficou bastante evidente: o quão otimizado é a utilização do BIM e quais vantagens uma equipe consegue extrair dessa metodologia?

Para responder essa pergunta, surgiu o nível de maturidade BIM.

Existem  níveis do zero ao . Os níveis estão relacionados com as dimensões no processo construtivo.

Mas como definir os níveis? 

Nível 0

nivel de maturidade bim - nivel 0

O nível 0, também chamado de pré-BIM, é aquele onde a metodologia BIM não está presente no processo de construção, em nenhum aspecto.

O armazenamento dos dados ainda é feito em documentos escritos e pranchas de detalhes 2D. Além disso, não existe um processo de modelagem 3D e a forma de representação dos elementos é feita. 

em 2D, onde as linhas, círculos ou arcos representam um objeto, mas não possuem informações ou características sobre o objeto em questão.

De forma mais simples, é o método de projetar tradicional usando softwares CAD e sem integração entre as disciplinas, proporcionando maior número de interferências e erro humano. 

Nível 1

Projeto 2d e 3d

Pode ser compreendido como a transição entre o desenho 2D e a modelagem 3D, ou seja, paramos de desenhar linhas e círculos e começamos modelar objetos virtuais (portas, janelas, paredes, etc).

Embora o processo de implementação do BIM tenha começado, ainda falta muita coisa para atingir o potencial máximo dessa metodologia. Os documentos ainda são em sua maioria 2D. O trabalho ainda não possui um bom nível de integração, entretanto, já possui uma automação dos detalhamentos, automação dos quantitativos e visualizações 3D. 

Nível 2

nivel de maturidade bim - nivel 2

É um modelo baseado em colaboração, várias pessoas trabalhando em conjunto com objetivos em comum. O processo é inteiramente composto por modelagem 3D e o compartilhamento de dados entre as disciplinas cria um fluxo de dados.

Esses processos eram possíveis ainda no nível 1, a maior diferença no nível 2 de maturidade BIM é a possibilidade da detecção de interferências e o uso do 4D e 5D.

O 4D é a dimensão referente ao tempo, ou seja, seria quase que um passo a passo das etapas de construção, levando em conta o tempo que cada processo vai demorar. Já o 5D é a dimensão referente ao custo, nela podemos entender os custos de cada parte do processo.

Com o 4D e 5D podemos fazer um cronograma físico e financeiro de forma mais precisa.

Nível 3

nivel 3 de maturidade bim

O nível 3 consiste na integração baseada em rede. Esse é o mais alto nível da maturidade BIM e usa-se um servidor BIM, para que o trabalho possa ser acompanhado e atualizado em tempo real, trabalha-se com um único modelo em nuvem, essa característica faz com que ocorra uma globalização dos serviços.

Um exemplo desse tipo de servidor é o Revitserver.

No nível 3 existe uma interação das disciplinas em tempo real, construção limpa, análises energéticas e a introdução do 6D e 7D.

O 6D é visto como a dimensão que cuida do ciclo de vida da edificação, ou seja, da gestão do imóvel. Já o 7D está ligado a análise da sustentabilidade relacionada ao edifício.

Um ponto importante de citar no nível 3 é que a análise de custo, processo limpo, sustentabilidade e outros são feitas no início do processo e geralmente são análises complexas. 

Nivel de maturidade BIM

Os níveis de maturidade BIM estão diretamente ligados às dimensões que o projeto atinge.

Quando o projeto atinge apenas 2D, podemos dizer que é o nível 0, quando o projeto atinge o 3D dizemos que ele está no nível 1 da maturidade BIM, se o projeto conseguir atuar em 4D e 5D a maturidade BIM da equipe é nível 2, se a equipe é capaz de atingir 6D e 7D podemos dizer que ela está no nível 3 da maturidade BIM.

Esse é um raciocínio válido para simplificar as coisas, entretanto, para atingir os níveis 2 e 3 é necessário mais do que ter projetos compatíveis com as dimensões citadas. 

Estágios de evolução BIM

O nível de maturidade BIM, porém, não determina com precisão os aspectos que as empresas apresentam em termos da dinâmica dos processos internos e a afinidade com a plataforma.

Com base nisso, Succar (2009) criou o termo “Estágio de evolução do BIM” que serve de métrica para medir como o escritório ou empresa da construção civil enxerga os processos BIM dentro dela.

Dentro dessa perspectiva podemos caracterizar 5 estágios de evolução, que são: 

1.   INICIAL: Caracterizado por uma falta de uma estratégia global e processos bem definidos, ou seja, não há uma implementação sistemática. Geralmente essa fase é caracterizada por um interesse de algum membro da equipe, mas não da empresa de forma geral.

2.   DEFINIDO: Nesse caso já se tem um plano de como a implementação deve acontecer. Os processos já são documentados e os benefícios e oportunidades de negócio resultantes do BIM são reconhecidos.

3.   GERENCIAMENTO: A equipe de trabalho já entende as vantagens do BIM e mantem uma comunicação constante. O BIM é reconhecido como uma série de mudanças em tecnologia, políticas e processos. Além disso, o BIM é usado no marketing da empresa, sempre mostrando suas vantagens.

4. INTEGRADO: A implantação e seleção de software seguem objetivos estratégicos, não apenas os requisitos operacionais.  O conhecimento é integrado aos sistemas organizacionais, que podem ser armazenados, acessados e facilmente recuperados. As funções são consolidadas dentro da organização. A produtividade agora é consistente e previsível.

5.   OTIMIZADO: As estratégias de implementação do BIM e seu impacto no modelo organizacional serão revisadas e ajustadas continuamente com outras estratégias. Caso seja necessário alterar algum processo, essa alteração será dada de forma proativa.

Considerações finais

Atualmente, é difícil encontrar equipes que trabalhem no nível 3 da maturidade BIM, a maior parte das empresas que trabalham com o BIM estão no nível 2.

Fazer com que as empresas consigam dar o próximo passo e atingir o nível 3 de maturidade é um desafio para o mercado da construção civil.

Entender os estágios de evolução de BIM, como se posicionar no mercado e em quais pontos melhorar é uma característica marcante das pessoas e empresas com maior índice de sucesso em qualquer área do mercado de trabalho.

E você? Quer se tornar um protagonista no mercado BIM? Então dá uma olhada no curso Implemente BIM na sua empresatorne-se um gestor de projetos e eleve a sua carreira!

Até um próximo tema!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit

E-book gratuito!

Quer aprender mais sobre BIM? Baixe agora mesmo nosso conteúdo de forma gratuita!

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

E aprenda bastante com as nossas aulas!

Hugo Chaves

Hugo Chaves

Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum

Lucas

Lucas

Estudante de engenharia civil

Estagiário na Neo Ipsum

Deixe um comentário

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Close Menu