Integração entre o BIM e o GIS,
será que é possível?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Hugo & Lucas// 09 de dezembro de 2020 // 08:56


Desde que surgiu o desenho assistido por computador, famoso sistema CAD, as tecnologias computacionais e gráficas no mercado da construção civil não pararam de crescer e evoluir.

Atualmente, temos uma infinidade de softwares voltados para a engenharia civil, se destacam aqueles que possuem um maior número de integração com outros apps.

Tendo dito isso, uma metodologia que está se consolidando no mercado é o BIM, devido, entre outros fatores, à sua grande capacidade de integração entre diferentes disciplinas.

Mesmo antes do BIM se consolidar de forma mundial, surge a possibilidade de integrar sistemas BIM aos sistemas GIS.

Isso vem se tornando, cada vez mais, um assunto muito comentado nos fóruns e blogs da construção civil. Se você ainda está por fora do assunto, não se preocupe!

Hoje vamos falar um pouco sobre a integração entre o BIM e o GIS, abordando um pouco sobre as dificuldades enfrentadas e os pontos positivos previstos. Vamos lá?!

Provavelmente a pergunta que você deve estar se fazendo nesse momento é: 

Mas o que é GIS?

Vamos lá…

O GIS é uma metodologia utilizada por alguns softwares, principalmente de geoprocessamento, o nome “GIS” vem do inglês e significa Geografic Information System, ou Sistema de Informações Geográficas. Podemos fazer uma comparação com o BIM da seguinte forma:

O BIM é uma metodologia voltada para a construção virtual de edificações em todos os seus aspectos como os modelos arquitetônicos, estruturais, energéticos, hidrossanitários, gerenciamento e etc.

Já o GIS segue a mesma linha, entretanto, o alvo da metodologia são os dados geográficos de algumas regiões e seus detalhes, isso significa que com o sistema GIS são detalhados topografias, corpos hídricos, vegetações e etc.

No GIS, assim como no BIM, é possível tratar as informações por camadas, proporcionando inúmeras utilidades para o setor da construção civil, como vamos comentar mais à frente. 

GIS e a construção civil

Integração entre o BIM e o GIS na construção civil

Atualmente, o GIS já tem um papel importante na construção civil, planejamento de cidades, estudos climáticos e de vegetação.

O GIS pode ser visto como um sistema de mapas, com inúmeras camadas, nele é possível entender desde o relevo em determinado local, até sua situação social.

Na engenharia civil, essas camadas podem ser utilizadas para entender, por exemplo, o trafego de veículos nas cidades, o sistema de coleta de esgoto, de distribuição de água, locais propícios para construções, área permeável de cada região, análises energéticas e climáticas, entre outros fatores.

Percebendo o impacto dessa metodologia no mercado da construção, logo se entende a grande necessidade de ter um sistema integrado entre os softwares que trabalham o micro (edificações de forma isoladas) e macro (cidades e regiões como um todo).

Integração entre o BIM e o GIS

Integração entre o BIM e o GIS - fatores

Provavelmente você deve conhecer a Autodesk, a maior empresa de softwares relacionados a construção civil. O Revit e o AutoCad, por exemplo, pertencem a ela.

Existe também uma outra empresa enorme que trabalha desenvolvendo softwares para as áreas de mapeamento e análise espacial chamada Esri, ela é responsável pelo software ArcGIS e derivados.

Em novembro de 2017 essas duas empresas, Autodesk e Esri, anunciaram uma parceria com o objetivo de proporcionar uma maior integração entre as metodologias GIS e BIM.

Isso foi visto com bons olhos pelo mercado, uma vez que a falta de integração causava, e ainda causa, problemas como dificuldade na transferência de dados, dificuldade de análises como as de mudanças climáticas, urbanização, mudanças demográficas e outras análises, além de ocorrer muitos erros devido a conversão manual dos dados.

A ideia principal dessa integração é que os modelos desenvolvidos em BIM não sejam feitos em um “vácuo”, e que seja possível visualizar o local em que os projetos estão sendo desenvolvidos, para se ter uma construção virtual dentro de um mundo ou região virtual bem definida.

Em contrapartida, outro objetivo é que o “ambiente virtual” do GIS possa receber os dados do BIM, aumentando a fidelidade da geografia virtual em relação ao mundo real.

Isso mostra que essa integração é uma via de mão dupla. Tanto os projetos ficarão mais completos, podendo obter mais informações do terreno e dos arredores, quanto o modelo dos dados geográficos ficarão mais completos e ganham uma nova camada relativa as edificações das regiões. 

Aplicações na construção civil

Vamos dar um exemplo bem claro de como a integração dessas metodologias pode ser extremamente benéfica para as cidades, sua infraestrutura e organização.

Falando inicialmente como o GIS pode melhorar as plataformas BIM, vamos mostrar algumas imagens bem intuitivas que mostram as camadas que são adicionadas ao GIS referente a projetos de abastecimento de água (em azul), coleta de esgoto (em laranja) e gás (em verde).

Uso do GIS na construção

GIS na construção

Integração de BIM e GIS na construção

Infraestrutura no GIS

Fica evidente os benefícios do GIS em relação a construção civil de forma geral.

Em relação aos benefícios do BIM no sistema de mapeamentos, os modelos virtuais das edificações podem ser adicionados aos mapas em 3D, deixando-os mais atualizados e precisos.

Integração entre o BIM e o GIS na engenharia civil

Mapeamento tridimensional

Considerações finais

O mercado da construção civil é enorme e para ter uma vantagem sobre os concorrentes e proporcionar uma construção mais tecnológica e eficiente é importante estar sempre atento as principais novidades do ramo.

A integração entre o BIM e o GIS é um dos pontos que podem gerar boas novas oportunidades no mercado.

Ser um profissional de olho nas tendências de sua área é uma das diferenças daqueles que conseguem agarrar uma oportunidade e aqueles que a deixam passar.

E você? Quer se tornar um protagonista no mercado BIM? Então dá uma olhada no curso Implemente BIM na sua empresatorne-se um gestor de projetos e eleve a sua carreira!

Grande abraço!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit

E-book gratuito!

Quer aprender mais sobre BIM? Baixe agora mesmo nosso conteúdo de forma gratuita!

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL

E aprenda bastante com as nossas aulas!

Hugo Chaves

Hugo Chaves

Engenheiro civil e construtor
Bim Manager
Diretor comercial na Neo Ipsum

Lucas

Lucas

Estudante de engenharia civil

Estagiário na Neo Ipsum

Deixe um comentário

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on reddit
Reddit
Close Menu